Profissional liberal x profissional autônomo: conheça as diferenças

Profissional liberal x profissional autônomo: conheça as diferenças - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Familiarize-se com estas diferenças para poder entender mais sobre as possibilidades de atuação e contratação

Alguns profissionais que prestam serviços podem trabalhar sem necessariamente abrir uma empresa, como profissional libera ou autônomo.

No entanto, conhecer as diferenças entre profissional liberal x profissional autônomo é fundamental. Principalmente para saber sobre tributação, impostos que precisam ser pagos e manter as obrigações com o fisco em dia.

 

Neste artigo, primeiramente, vamos abordar as características dos profissionais autônomos e liberais. Desta forma, você pode fazer a melhor escolha e optar pelo melhor enquadramento de acordo com seu perfil e atividade exercida.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

 

Confira as diferenças entre profissional liberal x profissional autônomo

Profissional liberal: vínculo empregatício ou empresa própria

O profissional liberal é aquele que precisa ter uma formação técnica específica, como graduação no nível universitário ou curso técnico para poder exercer sua profissão. 

As atividades liberais são regulamentadas e fiscalizadas pelas entidades de classe, conselhos ou sindicatos como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina (CRM), entre outros.

Os profissionais liberais têm liberdade para decidir se terá um vínculo empregatício ou se vai abrir sua própria empresa. Ou seja, ele tem a opção de trabalhar como pessoa física para uma organização ou de forma autônoma. E ainda como pessoa jurídica (CNPJ). 

Encaixam-se no modelo de profissional liberal, os seguintes profissionais: médico, advogado, jornalista, dentista, arquiteto, corretor de imóveis, contabilista, etc. Uma das principais vantagens de ser um profissional liberal é ter os direitos trabalhistas garantidos, além de contar com salário que segue as definições dos sindicatos, no caso de CLT.

Profissional autônomo: autonomia financeira e profissional

O profissional autônomo é aquele que trabalha por conta própria, tendo ou não uma qualificação profissional.

Portanto, ele não precisa possuir vínculo empregatício sob regime CLT e pode atuar em diversos segmentos de forma livre, como pessoa física ou jurídica.

Porém, ele também não possui os direitos trabalhistas como férias, décimo terceiro salário ou descanso semanal remunerado.

Embora, ao contrário do funcionário efetivo, ele tem autonomia financeira e profissional para desenvolver sua própria atividade. Inclusive, para escolher o lugar, o modo, o tempo e a forma de execução.

O profissional autônomo pode prestar serviços para diversos segmentos. Fazem parte dessa modalidade, diaristas, pintores, encanadores, eletricistas, taxistas, prestadores de serviços, comerciantes, empresários, etc.

No caminho do empreendedorismo

Seja profissional autônomo ou profissional liberal, ambos estão no caminho do empreendedorismo, desenvolvendo soluções e inovando na criação de algo positivo para a sociedade. 

 Analise seu perfil profissional e veja o modelo de trabalho que melhor se adapta à sua rotina e necessidade financeira. Reflita sobre as vantagens e desvantagens de cada modalidade e siga o melhor caminho para a sua carreira. Relembrando que:

  • O profissional liberal precisa ter uma formação técnica ou acadêmica. O autônomo não;

  • O profissional liberal pode escolher ter ou não vínculo empregatício. O autônomo não possui;

  • Órgãos ou conselhos não regulam o autônomo, mas sim o profissional liberal.

Se precisar, conte com o apoio dos especialistas da Advance Contabilidade. Prestamos uma consultoria especializada para o seu negócio.

E se gostou deste artigo, leia também sobre como obter alvará de funcionamento.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Profissional liberal x profissional autônomo: conheça as diferenças
Article Name
Profissional liberal x profissional autônomo: conheça as diferenças
Description
Familiarize-se com estas diferenças para poder entender mais sobre as possibilidades de atuação e contratação. Saiba mais sobre profissional liberal x profissional autônomo.
Author
Publisher Name
Grupo Advance
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Gestão de comissão: Aprenda como aumentar seus lucros

Gestão de Comissão: Os principais segredos revelados Descubra como otimizar a gestão de comissão e maximizar sua rentabilidade. A gestão de comissões é um dos pilares para o sucesso de representantes comerciais.  No entanto, apesar de sua importância crítica, muitos

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Faça a sua!

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Como fazer a sua! Veja como a calculadora gestacional para profissionais da saúde é importante e aprenda como fazer uma personalizada. Na área da saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal, a precisão e a eficiência

Gestão financeira empresarial para representantes comerciais!

Maximizando retornos: domine a gestão financeira empresarial como representante comercial Descubra estratégias essenciais para investir com inteligência e garantir o crescimento sustentável no mercado competitivo. A gestão financeira empresarial é um pilar essencial para o sucesso em um mercado competitivo. 

Contabilidade para Advogados: Não tenha problemas fiscais!

Proteja seu escritório com a contabilidade para advogados Descubra como você, advogado, pode salvar seu escritório de problemas fiscais. Saiba como a contabilidade para advogados é vital para sua segurança! Quando se pensa no funcionamento de um escritório de advocacia,

Recomendado só para você
Por que o representante comercial precisa de um contador? Se…
Cresta Posts Box by CP
6.psd (1) - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade