Índice
ToggleFamiliarize-se com estas diferenças para poder entender mais sobre as possibilidades de atuação e contratação
Alguns profissionais que prestam serviços podem trabalhar sem necessariamente abrir uma empresa, como profissional libera ou autônomo.
No entanto, conhecer as diferenças entre profissional liberal x profissional autônomo é fundamental. Principalmente para saber sobre tributação, impostos que precisam ser pagos e manter as obrigações com o fisco em dia.
Neste artigo, primeiramente, vamos abordar as características dos profissionais autônomos e liberais. Desta forma, você pode fazer a melhor escolha e optar pelo melhor enquadramento de acordo com seu perfil e atividade exercida.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Confira as diferenças entre profissional liberal x profissional autônomo
Profissional liberal: vínculo empregatício ou empresa própria
O profissional liberal é aquele que precisa ter uma formação técnica específica, como graduação no nível universitário ou curso técnico para poder exercer sua profissão.
As atividades liberais são regulamentadas e fiscalizadas pelas entidades de classe, conselhos ou sindicatos como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina (CRM), entre outros.
Os profissionais liberais têm liberdade para decidir se terá um vínculo empregatício ou se vai abrir sua própria empresa. Ou seja, ele tem a opção de trabalhar como pessoa física para uma organização ou de forma autônoma. E ainda como pessoa jurídica (CNPJ).
Encaixam-se no modelo de profissional liberal, os seguintes profissionais: médico, advogado, jornalista, dentista, arquiteto, corretor de imóveis, contabilista, etc. Uma das principais vantagens de ser um profissional liberal é ter os direitos trabalhistas garantidos, além de contar com salário que segue as definições dos sindicatos, no caso de CLT.
Profissional autônomo: autonomia financeira e profissional
O profissional autônomo é aquele que trabalha por conta própria, tendo ou não uma qualificação profissional.
Portanto, ele não precisa possuir vínculo empregatício sob regime CLT e pode atuar em diversos segmentos de forma livre, como pessoa física ou jurídica.
Porém, ele também não possui os direitos trabalhistas como férias, décimo terceiro salário ou descanso semanal remunerado.
Embora, ao contrário do funcionário efetivo, ele tem autonomia financeira e profissional para desenvolver sua própria atividade. Inclusive, para escolher o lugar, o modo, o tempo e a forma de execução.
O profissional autônomo pode prestar serviços para diversos segmentos. Fazem parte dessa modalidade, diaristas, pintores, encanadores, eletricistas, taxistas, prestadores de serviços, comerciantes, empresários, etc.
No caminho do empreendedorismo
Seja profissional autônomo ou profissional liberal, ambos estão no caminho do empreendedorismo, desenvolvendo soluções e inovando na criação de algo positivo para a sociedade.
Analise seu perfil profissional e veja o modelo de trabalho que melhor se adapta à sua rotina e necessidade financeira. Reflita sobre as vantagens e desvantagens de cada modalidade e siga o melhor caminho para a sua carreira. Relembrando que:
-
O profissional liberal precisa ter uma formação técnica ou acadêmica. O autônomo não;
-
O profissional liberal pode escolher ter ou não vínculo empregatício. O autônomo não possui;
-
Órgãos ou conselhos não regulam o autônomo, mas sim o profissional liberal.
Se precisar, conte com o apoio dos especialistas da Advance Contabilidade. Prestamos uma consultoria especializada para o seu negócio.
E se gostou deste artigo, leia também sobre como obter alvará de funcionamento.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!