Reforma Tributária: Mudanças Cruciais para Empresários!

Reforma Tributária Principais Propostas E Mudanças Essenciais Que Impactarão Empresários! - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Reforma Tributária: Principais Propostas e Mudanças essenciais que Impactarão Empresários!

Não entendeu ou ainda tem dúvidas na nova reforma tributária 2023? Leia nosso artigo e comece a dominar este assunto! 

A reforma tributária 2023, é com certeza, um dos marcos mais importantes e marcantes do meio industrial e comercial, pois após mais de 30 anos, finalmente uma nova reforma tributária foi colocada no Brasil.

Essa reforma tributária 2023 traz diversas vantagens para os clientes, mas principalmente para os donos de empresa e seus contribuintes, pois essa PEC definiu a diminuição dos impostos taxados sobre a produção dos serviços e produtos.

Entretanto, tem-se muita dúvida sobre a reforma tributária 2023, pois, por ser algo novo, a quantidade de notícias e explicações claras serão menores, dificultando, assim, o entendimento dos donos de empresa e impossibilitando a aplicação nas suas respectivas empresas. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Diante disso, decidimos escrever este artigo, com o intuito de facilitar o seu entendimento e sancionar todas as suas dúvidas, para que adéque sua empresa, quanto antes, dentro da reforma tributária 2023. Confira! 

O que é a reforma tributária 2023? 

A reforma tributária 2023 é uma proposta do governo federal para simplificar o sistema tributário brasileiro, eliminando cinco impostos como:

  • PIS; 
  • COFINS; 
  • IPI; 
  • ICMS; 
  • ISS. 

O sistema tributário ideal é aquele que mantém o equilíbrio competitivo, garante a competitividade das empresas e promove o desenvolvimento de competências e ocupações no país.   

Com a reforma tributária 2023, a busca para aumentar a eficiência tributária é a chave para aumentar a competitividade das empresas e, assim, acelerar o crescimento econômico do Brasil, gerando emprego e renda para a população.  

A necessidade da sociedade brasileira, por uma reforma tributária, existe há pelo menos três décadas. 

Confira informações sobre tributos em: 

O que muda na reforma tributária 2023? 

As principais mudanças na reforma tributária 2023 são os impostos e taxações, algo que  explicaremos melhor a seguir: 

Reformulação: 

Extinção e criação de tributos, no lugar dos tributos mencionados, serão estabelecidos dois novos tributos:

  • Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS): terá como objetivo unificar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Imposto sobre Bens e Serviços (IBS): será responsável por unificar o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS).

Nesse novo modelo, a alíquota da CBS será definida pela União, enquanto os estados e municípios terão autonomia para definir a alíquota do IBS. 

Em relação aos tributos locais, a diferença será que os governos estaduais e municipais precisarão concordar com uma alíquota única, em vez de cada ente público reduzir tributos para estimular uma competição prejudicial conhecida como guerra fiscal.

Uma das principais melhorias é a implementação da não cumulatividade plena. Isso significa que a CBS e o IBS não gerarão uma tributação em cascata, em nenhuma etapa da cadeia produtiva. 

Atualmente, o sistema brasileiro é parcialmente cumulativo, o que resulta em alguns setores da economia, pagando impostos de forma redundante. 

Além disso, alguns setores pagam impostos sobre o valor adicionado, em cada etapa da cadeia, mas contam com isenções ao longo do processo, o que acaba aumentando a carga tributária ao final da cadeia.

Outra mudança importante é a cobrança no destino, ou seja, a tributação de mercadorias e serviços ocorrerá no local de consumo, em vez do local de origem, como é feito atualmente. Essa alteração visa pôr fim à prática da guerra fiscal.

Em suma, é válido ressaltar que haverá desoneração de exportações e investimentos, ou seja, essas atividades serão beneficiadas com redução ou isenção de impostos.

Como entender melhor a reforma tributária 2023? 

Nós, da Advance Contabilidade, somos especializados em entender e resolver seus problemas!

Te explicamos da melhor forma possível, para melhor entendimento, adaptação e aplicação na sua empresa!

Entre em contato conosco e domine a reforma tributária 2023!

Quero dominar e me adaptar à reforma tributária 2023!

Summary
Reforma Tributária: Mudanças Cruciais para Empresários!
Article Name
Reforma Tributária: Mudanças Cruciais para Empresários!
Description
Descubra as principais propostas e mudanças da Reforma Tributária que afetarão os empresários. Prepare-se para os impactos e tome decisões estratégicas!
Author
Publisher Name
Advance
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Gestão de comissão: Aprenda como aumentar seus lucros

Gestão de Comissão: Os principais segredos revelados Descubra como otimizar a gestão de comissão e maximizar sua rentabilidade. A gestão de comissões é um dos pilares para o sucesso de representantes comerciais.  No entanto, apesar de sua importância crítica, muitos

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Faça a sua!

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Como fazer a sua! Veja como a calculadora gestacional para profissionais da saúde é importante e aprenda como fazer uma personalizada. Na área da saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal, a precisão e a eficiência

Gestão financeira empresarial para representantes comerciais!

Maximizando retornos: domine a gestão financeira empresarial como representante comercial Descubra estratégias essenciais para investir com inteligência e garantir o crescimento sustentável no mercado competitivo. A gestão financeira empresarial é um pilar essencial para o sucesso em um mercado competitivo. 

Contabilidade para Advogados: Não tenha problemas fiscais!

Proteja seu escritório com a contabilidade para advogados Descubra como você, advogado, pode salvar seu escritório de problemas fiscais. Saiba como a contabilidade para advogados é vital para sua segurança! Quando se pensa no funcionamento de um escritório de advocacia,

Recomendado só para você
Quais são as 7 vantagens de ter um escritório virtual…
Cresta Posts Box by CP
6.psd (1) - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade