Documentos para declarar IR: quais são eles?

Documentos para declarar IR: quais são eles?

Entenda quais os principais documentos para declarar IR

Com estas informações, fica muito mais fácil entender quais os documentos para declarar IR e evitar erros ao transmitir sua declaração

No artigo de hoje, trazemos a você informações importantes sobre os documentos para declarar IR, com o objetivo de facilitar o seu dia a dia em relação ao cumprimento dessa obrigação.

Em nosso material, entenderemos mais sobre o tributo, sobre os cuidados que você precisa ter ao transmitir sua declaração, sobre as penalidades que poderá sofrer caso não o entregue da maneira correta e sobre por que contar com suporte de quem entende é importante.

Todo esse conteúdo fará com que você tenha muito mais facilidade para entender quais documentos para declarar IR.

O que é o Imposto de Renda?

Trata-se de um tributo presente em nossa Constituição Federal de 1988, em seu art. 153, inciso II.

O Código Tributário Nacional, Lei 5.172, de 25 de outubro de 1966, nos artigos 43, 44 e 45, trata dele.

Ainda, temos o Decreto 9.580, de 22 de novembro de 2018, também conhecido como o Regulamento do Imposto de Renda (IR), traz aspectos específicos sobre o cálculo do tributo.

Nesse viés, o Imposto de Renda é um tributo que deve ser pago quando a pessoa física ou jurídica aufere algum tipo de renda ou de ganho, podendo ser:

  • Lucros;
  • Recebimento de salários;
  • Recebimento de aluguéis;
  • Rendimento de aplicações financeiras etc.

Lembrando que, em nosso artigo, vamos tratar sobre a declaração do Imposto de Renda pago por pessoas físicas.

Ainda, o Estado traz aos cidadãos não apenas a obrigação relacionada a pagar o respectivo tributo, mas também a obrigação de realizar determinadas ações para que ele possa fiscalizar com mais facilidade a arrecadação, como, por exemplo, por meio da declaração do Imposto de Renda.

Relacionamos abaixo alguns artigos que vão ajudar você a entender mais sobre o assunto:

Por que é importante estar em dia com ele?

Estar em dia com o tributo é essencial a fim de evitar que você tenha que pagar juros, multas ou que seja autuado.

Ademais, dependendo do contexto, caso você não cumpra todas as obrigações relativas a ele, poderá até mesmo ser responsabilizado criminalmente, tendo como base as seguintes leis:

Você também corre o risco de ficar com o seu CPF irregular.

Quando isso acontece, você poderá ter sérios transtornos, inclusive relacionados às suas contas em banco.

Dessa forma, o ideal é que você esteja sempre em dia com o tributo, e entender quais os documentos para declarar IR ajuda nesse processo.

Quais cuidados você precisa ter ao transmitir a sua declaração?

A fim de evitar problemas junto ao Estado, é essencial entender a quais aspectos da lei você precisará atender.

Tratando-se do IR, isso pode variar muito, dependendo principalmente das suas finanças e das movimentações que você tenha realizado.

É necessário, também, que você levante todos os documentos para declarar IR, isso ajudará a preencher os formulários eletrônicos da maneira correta.

Lembrando que informações erradas podem fazer com que você caia na malha fina, sistema do governo elaborado para detectar contribuintes que estejam tentando burlar a lei para não pagar ou para contribuir com menores valores de tributos.

Logo, perceba que não basta transmitir, é necessário que seus arquivos sejam enviados com as informações adequadas.

Outro ponto importante ao qual você deve se atentar está relacionado ao prazo e ao envio.

Caso você não entregue sua declaração até o dia 29 de abril de 2022, de acordo com o art. 10, da Instrução Normativa da Receita Federal 2.065, de 24 de fevereiro de 2022, poderá pagar uma multa de no mínimo R$ 165,74, a qual poderá chegar a 20% do valor devido. 

Clique aqui e conheça como ter mais praticidade ao entregar sua declaração de IR.

Quais documentos para declarar IR?

Tratando-se dos documentos para declarar IR, alguns deles que você deverá ter em mãos para facilitar o preenchimento da sua declaração são:

  • Seus documentos pessoais;
  • Documentos pessoais dos dependentes;
  • Dados de suas contas bancárias;
  • Endereço completo;
  • Informes de rendimentos emitidos pela empresa, relativos a salários e a pró-labore;
  • Relatórios referentes à distribuição de lucros;
  • Informes de rendimentos relativos a aplicações financeiras;
  • Documentos relacionados ao recebimento de aluguéis;
  • Comprovante de rendimentos referente a valores diversos, como pensão alimentícia;
  • Documentos relacionados a compra de bens como carros, imóveis, gado;
  • Documentos relacionados à execução de obras ou de reformas em imóveis etc.

Ao pensar em documentos para declarar IR, devemos ter em mente que são aqueles que servem para evidenciar ganhos que você tenha auferido, independentemente da forma.

Por que contar com apoio especializado é importante?

Devido à complexidade desse tributo e aos detalhes existentes na legislação, bem como à necessidade de ter interpretação aguçada na aplicação da lei, levando em consideração o seu contexto, nem sempre lidar por conta própria costuma ser algo vantajoso.

Nesse sentido, contar com apoio de quem entende ajudará você a não apenas cumprir o prazo de suas obrigações tributárias, mas ajudará você a atender, de forma integral, a todas as suas obrigações junto ao fisco.

Ademais, você terá mais tranquilidade em saber que tudo está sendo realizado da forma devida, contribuindo para afastar você da temida malha fina.

Advance: o nosso foco é tornar o seu dia a dia mais simples!

Como vimos em nosso artigo, o Imposto de Renda é um tributo que deve ser pago por muitos cidadãos brasileiros, sendo que não atentar-se às regras trazidas pelo governo poderá trazer muitos prejuízos.

Saber quais documentos para declarar IR ajudará você a preenchê-la em conformidade, evitando problemas futuros relacionados ao cumprimento de suas obrigações.

Outrossim, contar com o auxílio de quem entende é uma estratégia inteligente, que vai ajudar você a atender o que o Estado manda e, ainda, a ter mais sossego em seu dia a dia.

Nesse sentido, nós, da Advance, podemos ajudar você!

Somos uma contabilidade especializada em Imposto de Renda de Pessoas Físicas e temos uma equipe preparada para orientar você quanto aos documentos para declarar IR e para entregar o seu arquivo digital corretamente.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e saiba, de perto, as vantagens de contar com o nosso suporte!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Documentos para declarar IR: quais são eles?
Article Name
Documentos para declarar IR: quais são eles?
Description
Entenda quais os principais documentos para declarar IR. Leia o nosso artigo e confira informações para evitar erros na hora de transmitir.
Author
Publisher Name
Grupo Advance
Publisher Logo

Deixe um comentário