Impostos para representantes comerciais: saiba quais são eles!

Impostos para representantes comerciais: saiba quais são eles!

Conheça os impostos pagos por representantes comerciais e saiba como reduzi-los!

Conhecer os impostos pagos por sua empresa de representação comercial é fundamental para traçar estratégias a fim de diminuir a carga tributária da sua empresa e de trazer um fôlego financeiro para o seu caixa.

A tributação é um assunto muito importante para qualquer negócio, tendo em vista que, com a complexa carga tributária do Brasil, os empreendedores podem acabar pagando mais impostos do que deveriam, prejudicando o caixa e o futuro da empresa.

Para quem é representante comercial, isso não é diferente. Contudo, muitos profissionais dessa área acabam negligenciando a tão importante tributação.

Mas você, caro leitor, após ler o material exclusivo que preparamos, não será uma dessas pessoas. Muito pelo contrário, passará a usar a tributação como sua aliada!

Continue a leitura e saiba tudo sobre impostos para representantes comerciais!

Quais os impostos cobrados para quem é representante comercial?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que os impostos cobrados, assim como os seus percentuais, irão depender da sua atuação, se como pessoa física ou jurídica, e do seu regime tributário, no caso de atuar como pessoa jurídica.

Sendo assim, vamos falar um pouco melhor sobre cada um deles a seguir.

Impostos para representante comercial pessoa física

Os impostos que incidem sobre o representante comercial pessoa física são:

  • INSS: 11% ou 20%
  • ISS: 2% a 5% (vai depender do município)
  • IRRF: 7,5% a 27,5%

Impostos para representante comercial pessoa jurídica

Como já mencionado, os impostos e os percentuais aplicados para o representante comercial pessoa jurídica irão depender do regime tributário em que a empresa está enquadrada.  

Lembrando que os principais regimes tributários do Brasil são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

O Lucro Real acaba sendo inviável para esse setor, pois o limite de faturamento anual para se enquadrar nesse regime é de mais de R$ 78 milhões. Por isso, vamos nos dedicar aos outros dois regimes.

Simples Nacional para representante comercial: nesse regime, os impostos são pagos de forma unificada em uma única guia de recolhimento chamada DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Aqui, os impostos podem variar entre 6% e 33% sobre o faturamento da empresa.

Lucro Presumido para representante comercial: nesse regime, os impostos incidem sobre a presunção do lucro da empresa. No caso do representante comercial, essa presunção do lucro é de 32%. Ou seja, é em cima desses 32% do faturamento da empresa que serão cobrados:

  • IRPJ: 15%
  • CSLL: 9%

Além disso, também são cobrados sobre o faturamento mensal da empresa:

  • PIS: 0,65%
  • COFINS: 3%
  • ISS: de 2% a 5% (vai depender do município)

Como pagar menos impostos como representante comercial?

Comparando os impostos dos representantes comerciais que atuam como pessoa física com os que atuam como pessoa jurídica, podemos afirmar que você pagará menos impostos ao atuar como pessoa jurídica, além, é claro, das várias vantagens de atuar como empresa, mas isso é assunto para outro artigo.

Contudo, mesmo atuando como pessoa jurídica, qual é o melhor regime tributário para a sua empresa de representação comercial?

A resposta vai depender de um planejamento tributário detalhado da sua empresa, levando em conta a sua realidade, os seus objetivos, o seu faturamento, se você pretende ou não ter sócios, a quantidade de funcionários, entre outros aspectos.

O ideal é que você conte com o auxílio de um profissional contábil especialista no seu setor de atuação para te ajudar a reduzir os impostos consideravelmente e para que você não tenha problemas com a tributação.

Nós podemos te ajudar!

A Advance é a contabilidade de que a sua empresa de representação comercial precisa!

Nós, da Advance Assessoria Contábil, atuamos no mercado há mais de 20 anos trazendo soluções estratégicas, assertivas e inovadoras para os nossos clientes.

Somos especialistas em representação comercial, com expertise em gestão contábil, fiscal e tributária.

Sendo assim, os nossos profissionais altamente capacitados irão te auxiliar na elaboração de um planejamento tributário adequado à realidade do seu negócio com os objetivos de encontrar o melhor regime tributário para a sua empresa, de reduzir os impostos pagos e até mesmo de verificar a possibilidade de restituição de tributos pagos indevidamente.

Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para fazer da tributação uma grande aliada do seu negócio.

CLIQUE AQUI E REDUZA OS IMPOSTOS PAGOS EM SUA EMPRESA DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL!

Summary
Article Name
Impostos para representantes comerciais: saiba quais são eles!
Description
Conheça os impostos pagos por representantes comerciais e saiba como reduzi-los! Leia nosso post e confira informações importantes.
Author
Publisher Name
Advance Assessoria Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário