Fluxo de caixa – descubra como geri-lo no seu comércio!

Fluxo de caixa – descubra como geri-lo no seu comércio!

Aprenda a gerir o fluxo de caixa de seu comércio de maneira efetiva

É fundamental saber como gerir o seu fluxo de caixa, afinal essa é uma das ferramentas contábeis mais importantes para a sua saúde financeira

Algumas ferramentas contábeis podem ser decisivas para os resultados e para o sucesso de um comércio, mas é preciso saber usá-las de forma sábia e precisa. 

Nós preparamos este artigo justamente para te ajudar em relação ao fluxo de caixa, que, apesar de bastante usado, precisa receber um controle rigoroso para oferecer as vantagens que tanto esperamos. 

Então, se você deseja otimizar os seus resultados, continue conosco até o fim do texto e descubra como geri-lo de forma efetiva 

Tenha uma excelente leitura!

Fluxo de caixa – o que é e qual sua importância?

Como bem sabemos, o fluxo de caixa é uma das ferramentas contábeis mais utilizadas na gestão financeira de um comércio, afinal, por meio dele, é possível observar todas as movimentações feitas dentro do caixa de um negócio. 

Isso é possível porque o fluxo de caixa consiste no registro de todas as entradas e de todas as saídas feitas em um determinado período de tempo dentro de uma planilha, de um documento ou até mesmo de um caderno, independentemente de sua natureza e de valor, a fim de conferir o saldo total da empresa.

Quais são os benefícios do fluxo de caixa?

Tendo como base todas as informações que podem ser registradas e coletadas por meio do fluxo de caixa, podemos resumir as vantagens que essa ferramenta pode garantir: 

  • Previsibilidade quanto aos custos e aos lucros do comércio;
  • Maior conhecimento sobre a realidade financeira da empresa; 
  • Coleta facilitada de dados de relevância; 
  • Tomadas de decisões mais assertivas; 
  • Redução de custos desnecessários; 
  • Aumento de lucratividade.

Portanto, fica claro que a realização de um fluxo de caixa dentro de um comércio é mais que fundamental para ter uma boa gestão financeira e para, assim, alcançar o tão desejado sucesso.

Como gerir fluxo de caixa de forma efetiva?

Como vimos até aqui, o fluxo de caixa pode colaborar e muito para o desenvolvimento e para a saúde financeira de um comércio, mas, é claro, desde que ele seja gerido de forma correta.

Falamos disso porque muitos empresários iniciam esse processo e o deixam de lado ao acreditarem que a mágica será feita por conta própria, quando, na verdade, é preciso se dedicar fortemente sobre esse aspecto. 

Sendo assim, confira, abaixo, algumas práticas que você deve realizar se deseja manter um fluxo de caixa bem gerido e, desse modo, obter os resultados esperados.

1- Realize registros e acompanhe as entradas e as saídas diariamente

Você só poderá colher as informações necessárias e conhecer a sua realidade financeira se alimentar o seu fluxo de caixa todos os dias, afinal apenas dessa forma é possível obter uma resposta fiel a sua realidade.

2- Não negligencie os valores pequenos

Muitos empresários acreditam que os valores mínimos não interferem nos resultados obtidos dentro do fluxo de caixa, mas, na verdade, até centavos podem fazer a diferença no seu saldo e interferir na sua interpretação e no seu faturamento.

3- Saiba interpretar as informações apresentadas

O empresário precisa ter bastante conhecimento contábil para observar as suas movimentações dentro do fluxo de caixa e para entender o que elas significam, ou seja, se o seu negócio está no caminho certo para o sucesso ou se está tendo prejuízos.

4- Contar com o suporte de especialistas é fundamental 

Quando você deixa o fluxo de caixa do seu comércio nas mãos de contadores, é possível garantir tranquilidade, segurança e efetividade muito maiores.

Isso se dá devido ao fato de que esses profissionais têm a expertise de que você tanto precisa para garantir uma gestão assertiva e todas as vantagens desejadas.

5- Utilize um sistema específico para essa função

Apesar de muitos empresários realizarem o seu fluxo de caixa em bloco de notas e em cadernos, esse tipo de registro já ficou no passado.

Para garantir uma efetividade maior, é preciso usar sistemas específicos para essa função e, assim, otimizar os seus processos.

6- Acrescente informações de relevância

Além dos valores de suas entradas e de suas saídas, você também pode acrescentar determinados dados a fim de complementar a sua gestão e a sua análise. 

Como exemplo, podemos mencionar:

  • Forma de pagamento;
  • Natureza da movimentação;
  • Nome do cliente, do fornecedor ou da entidade;
  • Data da entrada e da saída.

Você tem o que é preciso para fazer essa gestão?

Muitos donos de comércios acabam deixando o seu fluxo de caixa de lado por não terem tempo disponível para cuidar dessa questão de forma exclusiva e precisa. 

E a grande verdade é que esse pode ser um grande problema, afinal, como você deve ter percebido, é preciso ter muita atenção e se atentar aos detalhes para que essa ferramenta realmente surta os resultados esperados. 

Nesse sentido, questione-se se você realmente poderá cuidar dessa questão por conta própria e, ainda, garantir uma gestão de fluxo de caixa efetiva…

Uma contabilidade pode te ajudar nessa tarefa!

Caso você ache que não vai dar conta dessa tarefa, pode ficar tranquilo, pois nós temos a solução! 

Ao contratar o serviço de uma contabilidade, você garante uma gestão precisa e, além disso, segurança e tranquilidade para focar outras atividades também importantes para o seu sucesso.

Então, que tal dividir o fardo da gestão financeira do seu comércio e deixar o assunto com quem realmente sabe o que está fazendo?

Com uma contabilidade especializada ao seu lado, você transformará o fluxo de caixa em um verdadeiro tesouro!

Conte com a ajuda da Advance Assessoria Contábil!

Então, se você quer que o seu comércio decole graças à realização de uma gestão efetiva de fluxo de caixa, que tal contar com a Advance Assessoria Contábil

Oferecemos um serviço de gestão contábil que pode atender às suas necessidades nesse âmbito com total assertividade, de forma a garantir o seu sucesso. 

Nesse sentido, não perca mais tempo e fale com os nossos especialistas altamente qualificados agora mesmo para saber mais sobre como podemos te ajudar. 

Para isso, basta clicar no botão do WhatsApp localizado no canto inferior direito da sua tela. Estaremos te esperando!

CLIQUE AQUI E TENHA AUXÍLIO PARA MELHORAR A SUA GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA!

Summary
Article Name
Fluxo de caixa - descubra como geri-lo no seu comércio!
Description
Aprenda a gerir o fluxo de caixa de seu comércio de maneira efetiva. Leia nosso post e confira como melhorar a sua saúde financeira.
Author
Publisher Name
Advance Assessoria Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário