Passo a passo de como mudar de contabilidade

Como Faco Para Mudar De Contabilidade Passo A Passo Blog - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Descubra agora como mudar de contabilidade sem complicações

Confira o passo a passo de como mudar de contabilidade de forma correta, segura e descomplicada

Empresas nascem e crescem. À medida que o negócio evolui, surgem novas demandas, inclusive em relação à contabilidade. 

Mas você sabe como mudar a contabilidade da sua empresa? É importante estar atento a alguns detalhes a fim de garantir a continuidade dos serviços prestados pela antiga equipe e a boa adaptação da nova. 

No artigo de hoje, vamos apresentar o passo a passo para mudar de contabilidade de forma tranquila, rápida e segura. Confira!

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O que considerar antes de mudar de contabilidade?

Antes de falarmos sobre o passo a passo de como mudar de contabilidade, é importante entender o que considerar antes de tomar a sua decisão. Veja a seguir!

1) Avalie as necessidades da sua empresa

Qual o tamanho de sua empresa? Qual o porte do fluxo de caixa? Quais os produtos/serviços oferecidos? Com base nessas respostas, você terá uma ideia melhor de quais profissionais serão mais adequados às suas demandas.

Entender essas necessidades é fundamental para que você faça a melhor escolha em relação à nova contabilidade.

2) Identifique os motivos pelos quais você deseja mudar de contabilidade

São muitos os motivos que podem levar você a trocar de contador. Ter esses motivos claros é fundamental para que você possa escolher a nova contabilidade.

Isso porque, além de saber o que o novo escritório deve ter, você saberá o que deseja evitar.

Dentre os principais motivos que levam a troca de contabilidade, podemos destacar:

  • Problemas na comunicação entre você e o seu contador;
  • Atendimento ruim;
  • Descumprimento dos prazos determinados;
  • Erros nos processos;
  • O contador deixou de atender às suas necessidades;
  • O contador não utiliza as ferramentas adequadas;
  • O contador não entrega os resultados esperados, etc.

Com esses pontos bem detalhados, você poderá escolher a contabilidade ideal para o seu negócio. 

Como mudar de contabilidade?

Visando mudar de contabilidade de forma segura, correta e tranquila, é necessário seguir uma série de etapas. Veja quais são elas a seguir!

1º passo – Analise o contrato atual

O primeiro passo para trocar de contabilidade é analisar o seu contrato atual. Trata-se de uma etapa fundamental para evitar problemas para a sua empresa.

É comum que os escritórios adicionem uma cláusula prevendo o pagamento de multas ou o cumprimento do aviso prévio em caso de quebra de contrato.

Desse modo, antes de mais nada, leia e analise o contrato. Assim, você evita prejuízos financeiros e legais em sua empresa.

2º passo – Identifique as pendências 

O próximo passo é verificar a existência de pendências deixadas pelo seu atual contador. 

Essas pendências estão relacionadas a questões a serem resolvidas e que estão em andamento, como a entrega de obrigações e o parcelamento de débitos junto aos órgãos municipais, estaduais e federais.

É importante fazer o levantamento de todas as suas obrigações dos últimos 5 anos. Pois essas pendências ainda podem afetar o seu negócio.

Mas atenção! É importante que você saiba que mesmo após a mudança de contabilidade, a responsabilidade por erros e pendências anteriores ainda é do contador que atuou durante esse período.

3º passo – Pesquise por novas contabilidades

Antes mesmo de realizar a efetiva troca de contabilidade, é fundamental começar a pesquisar por novos escritórios.

Desse modo, você não corre o risco de ficar sem suporte contábil a formalizar o processo de mudança de contabilidade.

O novo escritório pode até mesmo ajudá-lo com todo o processo de troca de contador, tornando tudo mais rápido, fácil e seguro.

Mas atenção: ao escolher uma nova contabilidade é fundamental verificar alguns pontos importantes, como:

  • O tipo de atendimento oferecido;
  • Os serviços prestados;
  • A experiência e qualificação dos profissionais contábeis;
  • Se eles possuem o devido registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região de atuação;
  • Se eles cumprem os prazos determinados;
  • Se são especialistas na sua área de atuação;
  • Se são capazes de atender as necessidades do seu negócio;
  • Se trabalham com estratégias de crescimento;
  • Se utilizam as ferramentas adequadas, etc.

Conheça o Grupo Advance! Podemos ajudar você com a sua troca de contabilidade e com os os seus serviços contábeis, fiscais e legais.

4º passo – Comunique a troca de contabilidade ao seu contador

Chegou o momento de comunicar o encerramento do contrato ao seu atual escritório de contabilidade.

Você deve comunicar o encerramento através do envio de um e-mail ou de carta registrada em correio. Esse comunicado deve conter:

  • A solicitação do encerramento dos serviços e rescisão do contrato;
  • Data final para o término do serviço;
  • Solicitação da documentação de sua empresa (em versão física e digital);
  • Solicitação de logins e senhas;
  • Solicitação de um relatório da situação cadastral da empresa.

Atenção! Após o comunicado de encerramento do contrato, o escritório tem o prazo de até 30 dias úteis para entregar toda a documentação solicitada.

5º passo – Assine o Distrato dos Serviços

Realizado o comunicado oficial, o escritório contábil deverá enviar o Distrato de Prestação de Serviços para que você assine.

Nesse documento será apresentada as informações a respeito das obrigações realizadas e pendentes, sobre a entrega dos documentos solicitados, etc. 

6º passo – Contrate um novo escritório de contabilidade

Com os passos anteriores realizados, você poderá finalmente assinar o contrato com o novo escritório de contabilidade concluindo a mudança de contabilidade.

Lembre-se de conversar com os profissionais, apresentar suas necessidades, seus objetivos e suas expectativas. Também certifique-se de ler todo o contrato, analisando cada ponto.

Atenção! Ao assinar o contrato, também será preciso realizar o preenchimento do termo de transferência de responsabilidade técnica.

Em seguida, garanta a entrega de todos os documentos necessários para que o novo escritório possa atuar de forma eficiente.

Conte com os serviços especializados do Grupo Advance!

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