Migrar de contabilidade: quando e como fazer?

Posso Migrar De Contabilidade Me Qualquer Periodo Blog - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Descubra agora se você pode migrar de contabilidade

Confira o nosso guia completo de como migrar de contabilidade de forma segura

Você pode migrar de contabilidade a qualquer momento? Essa é uma pergunta que gera muitas dúvidas aos empresários de qualquer segmento.

Afinal, há a presença de um contrato e mais, todos os seus serviços contábeis, fiscais e financeiros estão sob a responsabilidade desse profissional contábil.

Felizmente, já podemos adiantar que, sim, você pode migrar de contabilidade quando sentir necessidade, afinal trata-se de um direito seu expresso no código de defesa do consumidor.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de realizar a troca de contador. Continue a leitura conosco e saiba quais são esses cuidados e como migrar de contabilidade em segurança.

Leia também:

Por que migrar de contabilidade?

Contar com uma boa contabilidade é importante para manter o controle das finanças da sua empresa. Ela pode ajudá-lo a tomar decisões financeiras importantes, monitorar o fluxo de caixa e gerenciar os pagamentos. 

Se você não tiver um profissional de contabilidade especializado e de confiança, poderá acabar gastando mais dinheiro do que precisa e não conseguirá monitorar seus gastos da maneira correta.

Por isso, se por algum motivo, você sentir a necessidade de trocar de contador, é fundamental realizar esse procedimento o quanto antes, pois contar com um profissional que já não atende as necessidades do seu negócio pode acabar trazendo prejuízos para a sua empresa.

Mas quais são os motivos que levam a troca de contabilidade?

São inúmeras as razões para realizar essa troca; dentre as principais, podemos citar:

  • Descumprimento dos prazos determinados;
  • Problemas na comunicação;
  • Não atender as necessidades do seu negócio;
  • Não entregar os resultados esperados;
  • Erros nos processos, etc.

Seja qual for o motivo, não hesite em migrar de contabilidade!

Quais os cuidados que você deve ter ao migrar de contabilidade?

Analise o contrato

O primeiro passo para trocar de contabilidade é analisar o contrato atual. Isso é fundamental para evitar o pagamento de multas e outros problemas legais.

Isso porque muitos contratos são elaborados com cláusulas que preveem multas em caso de rescisão ou a obrigação do aviso prévio.

Desse modo, antes de realizar qualquer ação, analise o seu contrato atual; assim, você evita problemas para a empresa.

Verifique possíveis pendências

Após ler o contrato e verificar as cláusulas referentes ao encerramento dos serviços, é necessário verificar as possíveis pendências deixadas pelo seu contador.

Isso inclui questões a serem resolvidas ou que estão em andamento, como entrega de alguma obrigação e parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais.

Uma dica importante é analisar documentos dos últimos cinco anos. Dessa maneira, você pode identificar erros ou pendências que ainda podem afetar a sua empresa.

Busque um nova contabilidade

Antes mesmo de iniciar os processos burocráticos e legais da troca de contador, é fundamental iniciar o processo de buscar por uma nova contabilidade.

Assim, você evita correr o risco de ficar sem suporte quando encerrar o contrato com o atual contador.

Além disso, uma nova contabilidade pode, inclusive, ajudá-lo a realizar todo esse procedimento de migração de forma rápida, tranquila e segura.

Ao escolher uma nova contabilidade, é importante escolher uma empresa que ofereça um software contábil de alta qualidade e profissionais experientes e qualificados.

Ela também deve oferecer um serviço de atendimento ao cliente eficiente para que você possa obter ajuda quando precisar.

Outros pontos que devem ser considerados é se a empresa contábil e os contadores:

  • Possuem registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região de atuação;
  • São proativos;
  • Cumpre os prazos determinados;
  • São especialistas na sua área de atuação;
  • Oferecem os serviços que você precisa;
  • Trabalham com estratégias de crescimento;
  • Podem atender as necessidades do seu negócio.

Se você precisa de uma contabilidade especializada no seu negócio para ajudá-lo com a troca de contador e para atuar como parceira do seu negócio, conte com o Grupo Advance.

Agora que você já sabe o que considerar na hora de migrar de contabilidade, vamos ao passo a passo para realizar uma troca correta e segura.

Passo a passo para migrar de contabilidade

1. Comunique a troca ao seu atual contador

Agora que você já analisou o seu contrato, verificou as pendências e já pesquisou a nova contabilidade que irá auxiliar o seu negócio, é hora de comunicar o encerramento do contrato ao seu atual contador.

O comunicado deve ser realizado via e-mail ou carta registrada em correio, devendo apresentar:

  • A solicitação de encerramento do contrato;
  • Data final para o término do serviço ;
  • Solicitação dos documentos de sua empresa, tanto na versão física quanto na versão digital;
  • Solicitação de senhas e logins;
  • Solicitação de um relatório da situação cadastral da empresa, o que será essencial para verificação de outras pendências.

Vale ressaltar que, conforme a norma do CRC, o contador tem o prazo de até 30 dias úteis para entregar os documentos solicitados após o comunicado oficial.

2. Assine o Distrato dos Serviços

Após o comunicado oficial, o contador deverá enviar o Distrato de Prestação de Serviços a fim de que você assine.

O Distrato deve conter informações sobre a entrega dos documentos solicitados, sobre as obrigações pendentes e realizadas, etc. Lembrando que as obrigações pendentes ainda são de responsabilidade desse profissional. 

3. Contrate um novo escritório de contabilidade

Com o encerramento oficial dos serviços de contabilidade, você poderá assinar um novo contrato com a atual empresa contábil.

Certifique-se de que irá colocar todos os pontos necessários e que irá analisar o contrato atentamente.

Lembrando que, ao assinar o contrato, também será necessário preencher o termo de transferência de responsabilidade técnica.

Por fim, garanta a entrega de todos os documentos necessários para a sua atual contabilidade poder exercer um serviço de excelência.

Conte com a contabilidade especializada do Grupo Advance

Se você deseja contar com uma contabilidade especializada, parceira e comprometida com o sucesso do seu negócio, entre em contato com o Grupo Advance.

Conosco, você terá especialistas auxiliando nas tomadas de decisões e em todos os processos contábeis, fiscais e legais, além de poder contar com a tecnologia necessária para facilitar suas operações.

Vamos conversar sobre os benefícios dessa parceria? Entre em contato conosco!

CLIQUE AQUI PARA TROCAR DE CONTABILIDADE EM SEGURANÇA!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Gestão de comissão: Aprenda como aumentar seus lucros

Gestão de Comissão: Os principais segredos revelados Descubra como otimizar a gestão de comissão e maximizar sua rentabilidade. A gestão de comissões é um dos pilares para o sucesso de representantes comerciais.  No entanto, apesar de sua importância crítica, muitos

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Faça a sua!

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Como fazer a sua! Veja como a calculadora gestacional para profissionais da saúde é importante e aprenda como fazer uma personalizada. Na área da saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal, a precisão e a eficiência

Gestão financeira empresarial para representantes comerciais!

Maximizando retornos: domine a gestão financeira empresarial como representante comercial Descubra estratégias essenciais para investir com inteligência e garantir o crescimento sustentável no mercado competitivo. A gestão financeira empresarial é um pilar essencial para o sucesso em um mercado competitivo. 

Contabilidade para Advogados: Não tenha problemas fiscais!

Proteja seu escritório com a contabilidade para advogados Descubra como você, advogado, pode salvar seu escritório de problemas fiscais. Saiba como a contabilidade para advogados é vital para sua segurança! Quando se pensa no funcionamento de um escritório de advocacia,

Recomendado só para você
Saiba o que deve ser feito para abrir empresa em…
Cresta Posts Box by CP
6.psd (1) - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade