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VOCÊ SABE O QUE É O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES (CAC)?
CAC é a média das despesas da empresa usadas para adquirir clientes, ou seja, é a soma dos investimentos feitos em marketing e vendas, divididos pelo número de clientes conquistados no mesmo período. Essa é uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa.
Para chegar ao CAC de sua empresa você precisa:
Definir um determinado período, pode ser de 12 meses, por exemplo;
Levantar todos os custos e despesas nesse período com a área de marketing e vendas: pode considerar treinamentos, transporte, participação em feiras e eventos, salários, telefone, pesquisas ou amostras grátis, aquisição de softwares como CRM e investimentos em publicidade e mídias;
Levantar quantos clientes conquistou nesses meses.
Depois, aplique a fórmula:
CAC = investimentos na aquisição de clientes /número de clientes conquistados.
O número dessa divisão é o seu Custo de Aquisição de Clientes. Sabendo qual é o seu CAC, você consegue tomar decisões melhores.
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