Índice
ToggleConheça a importância de um adequado acompanhamento das contas a receber e a pagar em sua ECV
Você é gestor de empresa credenciada de vistoria (ECV) ou de emplacamento veicular? No artigo de hoje vamos explicar por que é necessário ter total controle sobre suas contas a receber e a pagar
Saber lidar da maneira correta com seu setor de contas a receber e a pagar é essencial para evitar gastos desnecessários em sua empresa e manter uma boa relação com seus fornecedores, fisco e clientes.
Nesse sentido, para ajudar você nessa tarefa, foi que preparamos o nosso artigo.
Sendo assim, nele a gente vai bater um papo sobre por que você precisa ter cuidado com seu setor de contas a pagar e receber, a importância de acompanhar de perto suas movimentações, as dificuldades enfrentadas ao realizar essa tarefa e como gerenciá-lo da maneira correta.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Então, fique com a gente até o final e otimize o uso de suas finanças.
Por que é necessário cuidado com as finanças do seu negócio?
A gente sabe que os recursos da sua empresa são bastante limitados, não é mesmo?
Dessa maneira, é essencial que eles sejam utilizados da maneira correta, de forma a contribuir com que o seu negócio alcance os seus objetivos.
Caso contrário você poderá não apenas estar perdendo dinheiro, mas também jogando fora as chances de sucesso da sua empresa.
Isso porque, ao ter um controle adequado das suas finanças, é possível evitar desperdícios, fraudes e desvios de recursos, dentre outras situações que podem comprometer, inclusive, a continuidade do seu estabelecimento.
Qual a importância de acompanhar adequadamente as contas a receber e a pagar de uma empresa credenciada de vistoria (ECV) ou de emplacamento veicular?
Nesse sentido, ganha destaque o controle do seu setor de contas a receber e a pagar.
O primeiro está ligado ao recebimento de valores dos seus clientes.
Sendo assim, permitirá que você evite o controle dos seus índices de inadimplência.
Isso pode trazer consequências desastrosas para a sua ECV ou emplacadora veicular.
Por exemplo, ao não ter recursos suficientes para cumprir com os seus compromissos junto a fornecedores.
Tratando-se do setor de contas a pagar, contar com uma supervisão adequada evita que você pague multas, juros ou mesmo tenha títulos protestados.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Advance Contabilidade (@advance_contabilidade_)
Por que para muitos gestores realizar esse controle é um desafio?
Em meio a tantos desafios enfrentados por gestores de ECV ou emplacadora veicular, como prospecção de clientes e monitoramento das atividades realizadas pelos colaboradores diretamente ligados à atividade da empresa, dar atenção adequada ao setor de contas a receber e a pagar costuma ser um grande obstáculo.
Ainda, ter conhecimento gerencial sobre como criar processos os quais permitam maior agilidade e domínio sobre eles é outro ponto que costuma dificultar o dia a dia de administradores, quando se trata desse assunto.
Porém é fundamental que você busque maneiras de tomar as rédeas do seu setor de contas a receber e a pagar, isso contribui para evitar embaraços futuros no seu estabelecimento.
No próximo tópico vamos explicar como você poderá fazer isso com mais facilidade.
Como lidar adequadamente com as contas a receber e a pagar?
Nesse sentido, inicialmente é importante conhecer as rotinas da sua empresa.
E isso diz respeito principalmente ao volume de movimentações com os quais os seus colaboradores que irão atuar no departamento terão que lidar.
Feito isso, é essencial contar com uma ferramenta para realizar os registros de toda negociação relativa ao setor de contas a receber e a pagar.
Aqui você pode escolher entre uma planilha de excel ou mesmo softwares de automação comercial.
Tudo vai depender das necessidades do seu negócio, entendê-las evita que você faça escolhas que não atendam ao que você precisa ou adquira ferramentas caras cujas funcionalidades não serão totalmente utilizadas.
Posteriormente será necessário definir rotinas relacionadas ao registro das informações na ferramenta, bem como acompanhamento dos seus pagamentos e recebimentos.
Além disso, estabeleça relatórios que serão utilizados para acompanhar suas contas a pagar e a receber.
Eles serão úteis para saber quais títulos estão em atraso, pagamentos e recebimentos do dia, bem como entender qual a capacidade de quitação do seu caixa, bem como outras informações que vão ajudar você a fazer escolhas inteligentes em sua empresa.
Como a terceirização financeira ajuda nessa tarefa?
Nesse sentido, uma dica importante, a qual vai ajudar você a ter mais praticidade ao lidar com contas a receber e a pagar em sua empresa é a terceirização financeira.
Ela costuma beneficiar economicamente quem a contrata, já que não é necessário que se tenha um setor específico, contratado pela CLT, para lidar com essas questões.
Isso, além de diminuir os encargos com FGTS, INSS, salários, etc, também contribui para reduzir os riscos trabalhistas.
Além de disponibilizar ao empreendimento suporte especializado, de profissionais que contam com conhecimento aprofundado em finanças empresariais, o que, além de contribuir com maior controle, permitirá também maior segurança, ao ajudar com sugestões de práticas que vão permitir evitar desvios e ações fraudulentas.
Ter o apoio de empresas terceirizadas para zelar pelo setor de contas a receber e a pagar tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de diferentes portes e segmentos.
Advance: soluções completas para um melhor gerenciamento das suas finanças
Como percebemos, lidar adequadamente com as finanças do seu negócio é fundamental para garantir que os seus recursos sejam utilizados de acordo com a estratégia da sua empresa.
Nesse contexto, dar atenção adequada ao seu setor de contas a pagar e a receber, apesar de ser um verdadeiro desafio para muitos gestores, contribui bastante nessa tarefa.
Ainda, ter o apoio de uma terceirizada permitirá a você realizar isso com mais eficiência e economia.
Dito isso, aproveitamos para lembrar que nós, da Advance, somos uma contabilidade que disponibiliza a terceirização financeira para os nossos clientes, contamos com profissionais altamente qualificados que vão ajudar você nessa tarefa.
Entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e conheça de perto as vantagens da nossa parceria.
Preciso ter mais controle sobre minhas finanças!