Como saber se a carga tributária da sua empresa está alta? O que fazer para reduzir?

Imagem Blog Dpg 15 (3) - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Atualizado em Abril de 2023

Saiba se a sua carga tributária está alta e como reduzir! 

 A carga tributária está pesando no seu negócio? Veja como identificar e reduzir seus impostos de forma estratégica

A carga tributária é um fator importante para a saúde financeira das empresas, pois o valor final da tributação tem impacto sobre a lucratividade da empresa.

Entretanto, muitas vezes, pode ser difícil saber se a carga tributária está alta e o que fazer para reduzi-la, e esse processo é fundamental para manter a competitividade das organizações.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Para te ajudar quanto a isso, neste artigo, iremos explorar alguns sinais que indicam que a carga tributária de sua empresa está alta, além de estratégias que podem ajudar a reduzi-la. 

Confira o artigo completo e entenda.

Entenda a carga tributária!

Antes de entender se a carga tributária de sua empresa está alta, é importante entender o que é carga tributária. Ela representa o montante de impostos, taxas e contribuições que uma empresa deve pagar ao governo. 

Caso queira saber mais sobre como otimizar sua tributação, confira os links abaixo:

Como saber se a carga tributária da sua empresa está alta?

Abaixo, listamos alguns sinais que podem indicar que a carga tributária está alta:

Elevado percentual de impostos em relação ao faturamento

Se o percentual de impostos em relação ao faturamento da empresa é muito elevado, isso pode ser um sinal de que a carga tributária está alta e que sua empresa está pagando impostos a mais do que o necessário.

O percentual varia de acordo com o setor de atuação da empresa e outros fatores, mas, em geral, se ele ultrapassa 30% ou 40%, é possível que a carga tributária esteja alta.

Dificuldade para pagar impostos em dia

Sua empresa está com dificuldade para pagar impostos em dia? Isso também pode ser um indício de que a carga tributária está elevada. Quando a empresa não consegue pagar impostos em dia, pode sofrer com multas e juros, o que pode agravar ainda mais a situação financeira.

Elevado número de obrigações fiscais

Se a empresa precisa lidar com um elevado número de obrigações fiscais, como declarações, pagamentos de tributos, entre outros, isso pode ser um sinal de que a carga tributária está alta. Quanto mais obrigações fiscais a empresa precisa cumprir, mais tempo e recursos serão necessários para lidar com elas. Fale com seu contador e entenda as necessidades fiscais da empresa para não sofrer com uma tributação elevada.

O que fazer para reduzir a carga tributária?

Reduzir a carga tributária não é uma tarefa fácil, mas existem estratégias que podem ajudar a reduzir o valor pago em impostos, as principais delas são:

Analisar a possibilidade de se enquadrar em outros regimes tributários

Muitas vezes o empresário escolhe o regime do Simples Nacional sem analisar todas as nuances da empresa e do próprio regime. 

De fato, o Simples muitas vezes é a melhor opção, no entanto, além do Simples Nacional, existem outros regimes tributários que podem ser vantajosos para empresas, conforme o tipo de atividade exercida, faturamento, entre outros fatores. 

É importante analisar as opções disponíveis e escolher a mais adequada para sua empresa.

Realizar planejamento tributário

O planejamento tributário é uma estratégia que visa otimizar a carga tributária da empresa, buscando formas legais de reduzir o valor pago em impostos e melhorar a gestão tributária da organização.

Monitorar a legislação tributária

A legislação tributária está em constante mudança e é importante que a empresa esteja sempre atualizada para identificar possíveis oportunidades de redução da carga tributária, além disso, é importante estar atento a possíveis erros na cobrança de impostos, que podem ser contestados e reduzidos.

Buscar assessoria especializada é indispensável para a otimização da gestão tributária

Por fim, é importante buscar assessoria especializada em questões tributárias para obter orientações adequadas sobre as melhores estratégias para uma tributação justa e até mesmo para reduzir a carga tributária da empresa de forma legal.

A Advance Contabilidade oferece assessoria Fiscal e Tributária para possibilitar à empresa uma gestão tributária eficiente, evitando a alta carga tributária dentro dos termos da lei.

Para ter o nosso apoio entre em contato utilizando o link a seguir.

PRESSIONE AQUI E FALE AGORA COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS TRIBUTÁRIOS!

Summary
Como saber se a carga tributária da sua empresa está alta?
Article Name
Como saber se a carga tributária da sua empresa está alta?
Description
Sua empresa está pagando impostos demais? Quer descobrir?Veja agora como saber se a carga tributária está alta e o que fazer para reduzir!
Author
Publisher Name
ADVANCED SERVICOS
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Gestão de comissão: Aprenda como aumentar seus lucros

Gestão de Comissão: Os principais segredos revelados Descubra como otimizar a gestão de comissão e maximizar sua rentabilidade. A gestão de comissões é um dos pilares para o sucesso de representantes comerciais.  No entanto, apesar de sua importância crítica, muitos

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Faça a sua!

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Como fazer a sua! Veja como a calculadora gestacional para profissionais da saúde é importante e aprenda como fazer uma personalizada. Na área da saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal, a precisão e a eficiência

Gestão financeira empresarial para representantes comerciais!

Maximizando retornos: domine a gestão financeira empresarial como representante comercial Descubra estratégias essenciais para investir com inteligência e garantir o crescimento sustentável no mercado competitivo. A gestão financeira empresarial é um pilar essencial para o sucesso em um mercado competitivo. 

Contabilidade para Advogados: Não tenha problemas fiscais!

Proteja seu escritório com a contabilidade para advogados Descubra como você, advogado, pode salvar seu escritório de problemas fiscais. Saiba como a contabilidade para advogados é vital para sua segurança! Quando se pensa no funcionamento de um escritório de advocacia,

Recomendado só para você
Atualizado em Abril de 2023. Saúde financeira: 5 erros que…
Cresta Posts Box by CP
6.psd (1) - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade