Como deve ser feito o balanço patrimonial na empresa? Por que é tão importante?

Conheca A Importancia Do Balanco Patrimonial E Como Ele De Deve Ser Feito Blog - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Conheça a importância do balanço patrimonial e como ele deve ser feito

Toda empresa precisa ter documentos que demonstrem com clareza a situação financeira, o balanço patrimonial é um desses documentos e é indispensável para as organizações.

O balanço é um documento financeiro extremamente importante para uma empresa e é obrigatório, de acordo com as leis brasileiras. Entretanto, muitos empresários permanecem incertos quanto ao que ele cobre ou como ele impacta o negócio de forma positiva.

Para sanar suas dúvidas, preparamos este artigo com os principais esclarecimentos sobre o balanço patrimonial. Confira agora!

Amplie ainda mais seus conhecimentos sobre a gestão do setor financeiro, veja os artigos listados abaixo:

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O que é o balanço patrimonial?

Um balanço é uma declaração financeira que descreve toda a situação fiscal de uma corporação. É a maneira mais confiável de obter uma visão geral de todos os bens, direitos e investimentos de uma empresa e de determinar de onde vêm seus recursos.

Finalidade do balanço patrimonial

Conforme o Código Civil, a maioria das empresas é obrigada a fazer o balanço patrimonial, e estes relatórios são uma das demonstrações financeiras mais importantes da empresa. 

A produção de tais relatórios deve ser feita com precisão, a fim de garantir o controle efetivo dos recursos da empresa.

Importância do balanço patrimonial 

Ao analisar a situação financeira de uma empresa, o balanço é um documento altamente significativo. Ele oferece uma visão completa da situação financeira da empresa, incluindo todos os seus componentes; ativos como máquinas, equipamentos, renda, produtos, e recursos; e passivos como custos, deveres e dívidas.

Com a ajuda do balanço patrimonial, você pode discernir se a empresa tem um resultado positivo ou negativo durante um determinado período, basicamente calculando os ativos menos os passivos.

Além disso, o balanço financeiro de uma empresa é crucial para o especialista em contabilidade examinar o comportamento fiscal de uma empresa, entender a progressão dos ativos financeiros da empresa, ter referência para o planejamento estratégico, tomar decisões mais seguras e muito mais.

Você também pode se interessar por este artigo:

Prejuizos Em Sua Empres Diga Adeus Com Um Controle De Gastos Efetivo Blog - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade
5 Dicas Para Controlar Todos Os Gastos Da Sua Empresa – Não Tenha Mais Prejuízo

Como fazer o balanço patrimonial?

É importante saber como construir um balanço de forma eficiente. Este documento é criado com base em todas as transações realizadas durante um período, incluindo a entrada e saída de fundos, assim como a aquisição de materiais. 

Para ajudá-lo a criar um balanço, veja o que é necessário detalhar antes de montar o seu balanço patrimonial e fazer os cálculos.

Definição do período

Um balanço normalmente exibe a totalidade dos ativos, obrigações financeiras e patrimônio líquido de uma empresa em um determinado período. Geralmente isso é feito trimestral ou anualmente.

Identifique os elementos do balanço patrimonial

os principais elementos que compõem o balanço patrimonial são:  

Ativos – Essencialmente, os ativos são os bens da empresa, ou seja, seu patrimônio positivo.

Passivo – Os passivos são normalmente chamados “dívidas e obrigações”, o aspecto negativo do patrimônio líquido da empresa.

Patrimônio Líquido – Fundamentalmente, o patrimônio líquido de uma empresa é composto pelo capital original mais qualquer lucro que tenha sido reinvestido na empresa. Se o valor dos ativos superar o passivo, então esta lacuna é distribuída aos acionistas como patrimônio líquido.

Monte seu balanço patrimonial

  • Determine os valores de ativos e os valores de passivos da empresa;
  • Faça o levantamento do valor de patrimônio líquido;
  • Faça a soma de todos os elementos para montar o Balanço Patrimonial.

Para que o balanço patrimonial possa ser equilibrado, você precisa fazer a correspondência entre o total do ativo com o total do passivo e do patrimônio líquido. 

Se o balanço não estiver equilibrado, provavelmente há um problema com as informações contábeis que você tem baseado. Certifique-se de que todos os seus lançamentos sejam realmente corretos e precisos. Você pode ter excluído ou copiado ativos, passivos e patrimônio líquido, ou ter calculado erroneamente o total.

As empresas tipicamente empregam fontes externas para gerenciar o intrincado trabalho de contabilidade. Isto se deve ao fato de que um contador experiente é o único que pode criar um estudo exato sem qualquer chance de erros contábeis.

Você também pode se interessar por este artigo:

Conheca 5 Razoes Para Contratar Um Bpo Financeiro Para A Sua Empresa Em 2023 Blog - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade
5 Benefícios Que O BPO Financeiro Vai Trazer Para A Sua Empresa Em 2023

Tenha o apoio contábil da Advance Contabilidade 

Aqui, na Advance, oferecemos todo o suporte necessário nas rotinas contábeis, com isso, a sua organização terá acesso a pessoal experiente que possa cuidar de seu balanço profissionalmente, evitando assim problemas com o órgão fiscal.

Entre em contato conosco hoje mesmo e aproveite as nossas soluções!

TENHA APOIO DE UM ESPECIALISTA CONTÁBIL PARA O SUCESSO DE SEU BALANÇO PATRIMONIAL – CLIQUE AQUI AGORA

Summary
 Como deve ser feito o balanço patrimonial na empresa? Por que é tão importante?
Article Name
Como deve ser feito o balanço patrimonial na empresa? Por que é tão importante?
Description
Conheça a importância do balanço patrimonial e como ele deve ser feito. Para saber mais do assunto, leia o nosso artigo!
Author
Publisher Name
Grupo Advance
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Gestão de comissão: Aprenda como aumentar seus lucros

Gestão de Comissão: Os principais segredos revelados Descubra como otimizar a gestão de comissão e maximizar sua rentabilidade. A gestão de comissões é um dos pilares para o sucesso de representantes comerciais.  No entanto, apesar de sua importância crítica, muitos

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Faça a sua!

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Como fazer a sua! Veja como a calculadora gestacional para profissionais da saúde é importante e aprenda como fazer uma personalizada. Na área da saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal, a precisão e a eficiência

Gestão financeira empresarial para representantes comerciais!

Maximizando retornos: domine a gestão financeira empresarial como representante comercial Descubra estratégias essenciais para investir com inteligência e garantir o crescimento sustentável no mercado competitivo. A gestão financeira empresarial é um pilar essencial para o sucesso em um mercado competitivo. 

Contabilidade para Advogados: Não tenha problemas fiscais!

Proteja seu escritório com a contabilidade para advogados Descubra como você, advogado, pode salvar seu escritório de problemas fiscais. Saiba como a contabilidade para advogados é vital para sua segurança! Quando se pensa no funcionamento de um escritório de advocacia,

Recomendado só para você
Conheça as principais tendências de mercado que a sua empresa…
Cresta Posts Box by CP
6.psd (1) - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade