Índice
ToggleRegime tributário para profissionais liberais, saiba se está fazendo a melhor escolha
Pagar mais impostos do que o necessário é o terror de todos os profissionais no Brasil, por isso entenda se está fazendo a escolha do regime tributário correto para economizar com a legislação
Todos os profissionais liberais do Brasil já se depararam com a oportunidade de se tornar Pessoa Jurídica, ter um CNPJ te traz mais credibilidade e oportunidades dentro da profissão.
A grande questão é que a maioria dos profissionais liberais acabam pagando muitos impostos por não conhecerem os regimes tributários para economizar e estar em dia com o Fisco.
Pensando nisso, preparamos esse artigo completo para te ajudar a economizar e, ao mesmo tempo, se manter em dia com a fiscalização brasileira, acompanhe até o final que temos muitas informações para você.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Quais são os regimes tributários brasileiros
A escolha do regime tributário ocorre depois da abertura do CNPJ, no Brasil temos três tipos de regimes disponíveis.
A escolha desse regime definirá a cobrança de impostos para sua empresa, de acordo com o montante de arrecadação, por isso é importante conhecer cada um deles para economizar na hora de pagar impostos.
Agora vamos conhecer os detalhes de cada um dos regimes:
1. Lucro Presumido
A forma de tributação nesse caso é simplificada com base em um cálculo envolvendo Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido das empresas.
Ele pode ser escolhido por empresas que faturam até R$78 milhões por ano, além de ser indicado para aqueles que possuem uma margem de lucro elevada.
2. Lucro Real
Ele também mensura o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Nesse caso, os valores são definidos por meio do lucro contábil da empresa, é considerado o regime mais complexo e mais adequado para empresas que possuem lucro acima de 32%.
3. Simples Nacional
Esse regime tem a finalidade de simplificar o pagamento de tributos por micro e pequenas empresas e pode ser escolhido por empresas que faturam até R$4,8 milhões anuais.
É o regime mais escolhido por profissionais liberais, pois engloba diversos setores e o valor da guia mensal de pagamento pode ser reduzido.
Além disso, esse regime tributário pode contar com diversos incentivos fiscais governamentais, como o Fator R, que ajudam muito os empresários.
Postagens que também podem te interessar:
Por que preciso ter um CNPJ sendo profissional liberal?
O profissional liberal costuma ser um prestador de serviços, pois vende sua expertise profissional para um cliente, sem vínculo empregatício, isso pode ser aparentemente ótimo, mas apresenta diversos problemas.
Um profissional liberal que não se enquadra em nenhum regime tributário, que não possui nenhum CNPJ, acaba pagando os impostos da sua renda como pessoa física, ou seja, segue as regras do IRPJ e do INSS a fim de garantir sua aposentadoria no futuro.
Optando por isso, ele deverá pagar cerca de 20% do valor do seu salário mínimo para garantir uma aposentadoria por tempo de contribuição.
O valor pago acaba sendo maior do que poderia e o profissional acaba sem respaldo do governo caso aconteça algo como um acidente ou gravidez.
Além disso, o profissional não tem direito aos incentivos governamentais dados para pequenas empresas.
Como escolher o seu regime tributário para pagar menos impostos
Escolher o regime tributário é importantíssimo visando não ocorrer o pagamento de impostos incorretos ou desnecessários.
Um profissional liberal pode optar por qualquer uma das três que citamos acima, mas é interessante analisar cada caso em particular.
O Lucro Real é o único que se encaixa em qualquer tipo de CNPJ, o Simples Nacional possui impostos reduzidos e incentivos fiscais, ou seja, cada profissional poderá escolher o melhor.
Antes de fazer sua escolha, é necessário levar em consideração diversos fatores, como: lucro como profissional, faturamento anual.
Ou seja, a escolha do regime tributário para profissionais não pagarem impostos injustamente só será feita através de uma análise minuciosa e muito detalhada.
Tenha profissionais ao seu lado na sua empresa!
Tenha especialistas com você
A escolha de um regime tributário não é simples, e o melhor é contar com quem entende do assunto para definir o melhor para sua empresa.
Nenhum profissional deseja pagar mais impostos do que precisa, para isso, conte com o Grupo Advanced!
Estamos ao seu lado para o que precisar. Para entrar em contato conosco, basta clicar no link abaixo, preencher com seus dados, clicar em “Enviar” e aguardar, que, em breve, um de nossos especialistas entrará em contato!
Escolha seu regime tributário agora mesmo!