Placa preta Mercosul: entenda o que é

Placa preta Mercosul: entenda o que é

Você sabe o significado da placa preta Mercosul? 

Gestor de empresa credenciada de vistoria (ECV) ou de emplacamento veicular, entenda o que é a placa preta Mercosul e seu funcionamento!

Recentemente, tivemos uma mudança importante nas identificações veiculares. Para ajudar você a entendê-las, preparamos este artigo, o qual tratará sobre a placa preta Mercosul.

Nele, gestor de empresa credenciada de vistoria (ECV) ou de emplacamento veicular, vamos conversar sobre as mudanças no padrão de placas automotivas, quando entraram em vigor e quem está obrigado a se adequar à realidade da placa preta Mercosul.

Sendo assim, fique com a gente até o final do nosso artigo e faça uma excelente leitura!

O que são as placas Mercosul e por que foi necessário realizar mudanças no padrão adotado anteriormente?

A placa preta Mercosul consiste em uma variação de placas referente à última atualização na sequência de identificação veicular.

Um dos motivos que levaram o Brasil a realizar a atualização nelas foi o objetivo de uniformizar o respectivo símbolo de identificação com a Argentina e o Uruguai, países países constantes no bloco econômico.

Então, se o diferenciador do local de origem do automóvel se relacionava aos nomes dos diferentes estados da nossa federação, hoje eles foram substituídos pelo nome dos países.

Dessa forma, fica mais difícil identificar de que lugar no Brasil um determinado veículo é proveniente.

Outra característica da placa preta Mercosul é que, ao possuir 4 letras e 3 dígitos, existe a possibilidade de criar aproximadamente 450 milhões de sequências diferentes.

Foi a Resolução de Número 780, do Ministério da Infraestrutura/Conselho Nacional de Trânsito, de 26 de junho de 2019, que criou a nova regra para adoção do modelo.

Dentre os aspectos relevantes trazidos por ela, temos o Anexo I, o qual traz as características básicas que as placas precisam ter (as quais precisam ser seguidas, inclusive, pela placa preta Mercosul).

Antes de a gente passar para o próximo tópico, aproveite para ler alguns artigos que vão ajudar você a otimizar a gestão do seu negócio:

O que é a placa preta Mercosul?

A nova lei, que mudava os critérios de identificação veicular, trouxe a necessidade de veículos de coleção, que, antes, deveriam utilizar uma placa preta, adotarem placa de fundo branco com os caracteres na cor cinza.

Porém, os donos de carros clássicos não ficaram satisfeitos com o novo padrão que foi adotado; um dos motivos é que dificultava que eles pudessem ser identificados.

O que aconteceu é que foi realizada solicitação junto ao Conselho Nacional de Trânsito – Contran, o qual respeitou o apelo e, a partir de 2022, veículos antigos, que tenham, no mínimo, 30 anos de fabricação, que também possuam originalidade em elevado grau, precisam portar a placa preta Mercosul.

Aqui, aproveitamos para convidar você para conhecer um suporte que ajudará a lidar com as obrigações da sua empresa, de forma a sobrar tempo para que você possa ter mais tempo disponível à estratégia do seu negócio: 

Advance: somos uma contabilidade especializada em Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV) ou de emplacamento veicular

Como vimos em nosso artigo, a mudança nas placas foi uma estratégia utilizada pelo Estado brasileiro para adequar seus veículos à realidade dos países do Mercosul.

Ainda, apesar de, inicialmente, os veículos antigos terem que mudar o padrão de suas cores, devido à solicitação de proprietários e ao aval do Contran, a partir de 2022, eles deverão utilizar placa preta Mercosul.

Contudo, é importante lembrar que as cores são similares à antiga; as outras especificações, como sequência numérica, deverão ser baseadas no novo modelo estabelecido.

Dito isso, cabe lembrar que a sua Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) ou de emplacamento veicular precisa se adequar a esse novo cenário, de forma a dar o suporte necessário aos clientes que precisem de ajuda nessa questão.

Lembrando que nós, da Advance, vamos ajudar você a lidar com a burocracia do seu negócio para que você tenha mais tempo para se dedicar às questões estratégicas do seu empreendimento.

Somos uma contabilidade especializada em Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) ou de emplacamento veicular e estamos preparados para atender você com excelência.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, as vantagens de contar com o nosso suporte!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Placa preta Mercosul: entenda o que é
Article Name
Placa preta Mercosul: entenda o que é
Description
Você sabe o significado da placa preta Mercosul? Leia o nosso artigo e confira informações importantíssimas sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Grupo Advance
Publisher Logo

Deixe um comentário