IRPF 2022: informações que ajudarão você a lidar com a sua declaração

IRPF 2022: informações que ajudarão você a lidar com a sua declaração

Com estas informações, fica muito mais fácil estar em dia com a sua declaração de IRPF 2022

Entenda o que é, importância, prazos e sanções relacionados à sua declaração de IRPF 2022 

Embora a gente ainda esteja no início do prazo para envio do seu IRPF 2022, lembre-se que o tempo passa muito rápido, e deixar a declaração para fazer na última hora não costuma ser uma boa ideia. 

Nesse contexto, preparamos o presente artigo para ajudar você a entender melhor sobre como ela funciona e aspectos relevantes sobre o envio do seu arquivo.

Sendo assim, em nosso material, vamos bater um papo sobre aspectos como o que é o Imposto de Renda, a declaração do IRPF, o prazo para entrega, os problemas que você poderá enfrentar ao não estar em dia com a sua declaração e o que fazer para ter mais segurança no cumprimento de suas obrigações.

O que é o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda, também conhecido como IR, trata-se de tributo que incide sobre a renda de pessoas físicas e jurídicas.

Porém, no artigo de hoje, vamos conversar especificamente sobre o IRPF 2022, ou seja, pago por pessoas físicas.

Ele está presente em Constituição Federal de 1988, em seu art. 153, inciso III, no Código Tributário Nacional – CTN (Lei 5.172, de 25 de outubro de 1966), em seus artigos 43, 44 e 45, na Lei 9.580, de 22 de novembro de 2018, também conhecida como Regulamento do Imposto de Renda.

Nesse contexto, trata-se de um tributo que vai incidir sobre a sua renda, ou seja, sempre que você ultrapassar os limites de isenção estabelecidos em lei ao receber, por exemplo:

  • Salários;
  • Rendimento de aplicações financeiras;
  • Aluguéis etc.

Tratando-se desse tributo, uma obrigação importante que precisa ser cumprida é a Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2022, sobre a qual conversaremos no próximo tópico.

O que é a declaração do IRPF 2022?

Trata-se de um um demonstrativo com informações relacionadas ao cálculo do seu Imposto de Renda.

Por meio dela, você informa à Receita Federal qual foi a base de cálculo do tributo, ganhos isentos, valor de seus bens e de seus direitos, retenções ocorridas no período, assim como outras informações ligadas, de forma direta ou indireta, ao recolhimento do imposto.

Algumas das orientações relacionadas ao IRPF 2022 estão na Instrução Normativa da Receita Federal 2.065, de 24 de fevereiro de 2022, e vale a pena você conferir o texto da norma antes de preencher o seu demonstrativo.

Qual o prazo para entrega?

Neste ano, o período de envio da declaração terá início no dia 07 de março e vai até o dia 29 de abril de 2022.

Quais as sanções pela não entrega?

Caso você não entregue sua declaração dentro do período estabelecido, pagará uma multa de, no mínimo, R$ 165,74, sendo que ela poderá chegar a 20% do valor do tributo devido.

Por que você precisa de ajuda especializada para lidar com o seu tributo?

O envio da declaração do IRPF 2022 demanda atenção a muitos detalhes que, quando não considerados, podem fazer com que você caia na malha fina e com que tenha problemas junto ao fisco.

Logo, contar com o auxílio de quem entende permite que você tenha mais tranquilidade e segurança ao transmitir suas informações.

Advance: garanta simplicidade e efetividade no envio da sua declaração de IRPF 2022

O prazo de envio da declaração de IRPF 2022 está ainda no início, porém o tempo passa rápido, e não dar a devida atenção quanto ao cumprimento dessa obrigação poderá trazer a você sérias dores de cabeça.

Nós, da Advance, somos uma contabilidade especializada nesse tema e vamos dar o apoio de que você precisa para cumprir a sua obrigação da maneira correta e de forma prática.

Quer saber como? Clique no botão abaixo para conversar com um dos nossos especialistas!

Preciso ter mais tranquilidade ao declarar o IRPF 2022!

Summary
IRPF 2022: informações que ajudarão você a lidar com a sua declaração
Article Name
IRPF 2022: informações que ajudarão você a lidar com a sua declaração
Description
Com estas informações, fica muito mais fácil estar em dia com a sua declaração de IRPF 2022. Leia o nosso artigo e confira mais.
Author
Publisher Name
Grupo Advance
Publisher Logo

Deixe um comentário