Gestão financeira: sua empresa precisa dessa solução!

Gestão financeira: sua empresa precisa dessa solução!

Conheça a estratégia de gestão financeira que pode salvar as finanças do seu negócio

No artigo de hoje vamos compartilhar com você dicas valiosas que vão ajudar na gestão financeira da sua empresa

Você está com problemas de gestão financeira em sua empresa e precisa tirá-la do vermelho, com urgência? Então este material é para você!

No artigo de hoje vamos bater um papo sobre ações que você precisa desenvolver em sua empresa, as quais vão ajudar a restabelecer o controle dos seus números.

Então, fique com a gente até o final, entenda o que, de fato, é gestão financeira, sua importância, dificuldades em implementá-las e como realizá-la de maneira apropriada em seu empreendimento.

Boa leitura!

O que é a gestão financeira?

Você bem sabe que os recursos do seu empreendimento são escassos.

Nesse sentido, a gestão financeira vem justamente para ajudar você a lidar com essa questão de forma consciente.

Ela pode ser entendida como o conjunto de estratégias, ações e controles os quais vão ajudar você a usar da maneira apropriada os recursos financeiros do seu empreendimento.

Nesse ponto, um aspecto que devemos considerar é que a maioria dos gestores, de alguma forma, lidam com ela no seu dia a dia.

Se você estabeleceu limites para o departamento de compras, criou política de prazos para seus clientes, definiu relatórios e processos para acompanhar a movimentação de valores em sua empresa, você faz gestão financeira.

A grande pergunta aqui é:

  • Como ela está sendo feita em seu empreendimento?

E o nosso artigo vem justamente para ajudar você a lidar da maneira correta com essa situação.

Por que fazê-la de forma adequada é importante para o seu negócio?

Como o foco dela é ajudar você a ter um direcionamento mais eficiente sobre os valores movimentados pelo seu negócio, ela contribui para que você:

  • Evite gastos desnecessários;
  • Permite que você tenha maior domínio sobre os valores do seu estabelecimento;
  • Torna possível decisões econômicas;
  • Possibilita a criação de reservas de emergência;
  • Contribui para manter você longe de fraudes e desvios, etc.

Nesse contexto, é fundamental que ela seja realizada de maneira estruturada, isso permite que você faça escolhas cuidadosas, considerando o impacto que terão no seu caixa e, principalmente, no futuro do seu estabelecimento.

Quais as principais dificuldades que gestores podem enfrentar quando se trata desse tema?

Porém, fazer gestão financeira nem sempre é uma tarefa fácil.

Inicialmente é importante conhecê-la, saber quais ferramentas ela disponibiliza para auxiliar sua administração no seu dia a dia, bem como seus limites.

Então, é importante que se busque cursos, treinamentos e capacitações, mesmo que você já tenha uma boa bagagem trazida pelo seu dia a dia.

Fazer isso permite que você organize melhor seu conhecimento e possa usá-lo de maneira mais plena no dia a dia da sua empresa.

Outro ponto importante relacionado aos desafios é que, muitas vezes, pode ser necessário readequação de processos, ao buscar realizar uma gestão financeira mais eficiente.

Isso, além de poder exigir tempo, poderá ser algo bastante trabalhoso.

Também, a gestão financeira é algo que depende, de acordo com o tamanho da empresa, da ação de várias pessoas diferentes.

Nesse sentido, elas devem estar devidamente preparadas para realizar os procedimentos da maneira correta, entender a importância de suas ações para o resultado final, principalmente quanto aos controles e ter motivação para atuarem em seu dia a dia da maneira como foram orientadas.

Como fazer a gestão financeira de forma estratégica em seu comércio?

Sabendo disso, para que você realize de maneira estratégica a gestão financeira em seu estabelecimento, inicialmente é importante fazer um planejamento financeiro.

Por meio dele você consegue identificar o cenário atual do seu negócio, conhecer os recursos disponíveis, entender o que precisa ser controlado e quais as lacunas que podem ser preenchidas.

Então, tratando-se de gestão financeira, um ponto importante é o seu controle do fluxo de caixa.

Isso porque, com a ajuda dele você passa ter a possibilidade de acompanhar a movimentação de cada centavo da sua empresa, isso dará a você poder decidir de forma muito mais proveitosa sobre como os valores serão aplicados. 

Faça o levantamento de suas dívidas, analise-as em relação ao patrimônio do seu negócio, verifique se elas, no curto, médio e longo prazo representam alguma ameaça para seu empreendimento, a existência de fundo de caixa para cumprir com elas.

Tenha cuidado especial ao assumir novos compromissos.

Tratando-se de gestão financeira, outro aspecto importante é o controle de custos.

Adote práticas que permitam que você conheça de perto os seus números, estabeleça relatórios que deverão ser analisados periodicamente e busque formas de reduzi-los ao máximo, sem comprometer a qualidade das suas mercadorias e atendimento, é claro.

Também, quando a gente fala em gestão financeira, outro aspecto essencial diz respeito à organização dos seus documentos.

Ordene tudo de forma que seja simples obter a informação que você precisa.

Advance: parceria para sua empresa crescer de forma sustentável

Como vimos em nosso bate papo, é por meio da gestão financeira que você consegue acompanhar os gastos realizados em seu estabelecimento e adotar medidas que permitam mais segurança no uso do seu dinheiro.

Realizá-la da maneira correta, contribui para que você tenha mais tranquilidade em saber que os seus valores estão sendo direcionados para as metas do empreendimento, contribuindo, e que ele está sendo mantido longe de gastos desnecessários.

Porém essa não costuma ser uma tarefa fácil, principalmente pelo fato de que tanto o gestor quanto seus colaboradores têm de sair da sua zona de conforto, seja para adquirir novos conhecimento ou mesmo modificar suas rotinas, sendo importante a percepção da importância que isso seja feito para que o trabalho de todos seja ainda mais eficaz.

Nesse sentido, práticas como o planejamento estratégico, controle do fluxo de caixa e análise de relatórios, dentre outros, são práticas que devem ser adotadas, as quais ajudam na realização de uma gestão financeira adequada.

Sabendo disso, é importante saber que nós, da Advance, somos especialistas em finanças empresariais e vamos ajudar seu comércio a ter muito mais controle sobre seus recursos e contribuir para que sua gestão seja mais fácil, simples e efetiva.

Com a gente, você tem um leque de soluções integradas que vão contribuir para um acompanhamento cada vez mais efetivo dos seus números, e ajuda a tomar decisões considerando o impacto que terão no futuro do seu negócio.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça de perto as vantagens de contar com os nossos serviços.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Gestão financeira: sua empresa precisa dessa solução!
Article Name
Gestão financeira: sua empresa precisa dessa solução!
Description
Conheça a estratégia de gestão financeira que pode salvar as finanças do seu negócio. Leia o nosso artigo e confira mais informações.
Author
Publisher Name
Grupo Advance
Publisher Logo

Deixe um comentário