Fluxo de caixa: entenda como fazê-lo em sua empresa

Fluxo de caixa: entenda como fazê-lo em sua empresa

Saiba o que é e como fazer um fluxo de caixa eficiente em sua empresa.

Não subestime o controle do fluxo de caixa, ele pode fazer com que sua empresa possa ter resultados excepcionais. Leia o artigo que preparamos e entenda.

Você conhece o controle do fluxo de caixa? Sabe quais benefícios ele pode trazer ao seu negócio?

Ele é uma estratégia eficiente a qual vai ajudar sua empresa a ser muito mais eficiente financeiramente.

Nesse sentido, no artigo de hoje, vamos conversar sobre a importância de contar com ele no seu dia a dia, sobre como deve ser feito, bem como sobre quais informações podem ser extraídas dele.

O presente artigo foi elaborado para que você tenha o máximo de conhecimento do que se trata essa ferramenta e para que saiba como utilizá-la em prol do desenvolvimento do seu negócio.

Sendo assim, fique com a gente até o final e entenda de vez o que é o fluxo de caixa e como ele ajuda sua empresa a ter um maior controle financeiro.

Qual a importância de ter um controle rigoroso das finanças do seu negócio?

A gente sabe que, se existe uma coisa que é escassa na sua empresa, são os seus recursos, não é mesmo?

Com certeza, se você tivesse todo o dinheiro que necessita para aplicar no seu empreendimento, ele conseguiria abranger um público maior, teria mais tecnologias aplicadas no seu dia a dia ou mesmo espaços mais modernos.

Mas essa é a realidade geral, de todas entidades, inclusive multinacionais ou mesmo Estados; os recursos disponíveis são limitados, por conta disso, eles devem ser controlados e usados de maneira consciente, e isso inclui aqueles relacionados às finanças do seu empreendimento.

Dessa forma, quando você não dá a devida importância a esse aspecto em sua empresa, corre o risco de sofrer desvios, de gastar seu dinheiro de forma inadequada, de assumir compromissos que não poderá honrar, dentre outros aspectos.

Sendo assim, contar com o controle do fluxo de caixa vai ajudar você a lidar com muito mais tranquilidade com essas questões.

O que é controle do fluxo de caixa?

Podemos entender o controle do fluxo de caixa como um processo que visa registrar e acompanhar toda movimentação ocorrida nas suas contas caixa e bancárias.

Ele contribui para que você identifique de onde está vindo e para onde está sendo direcionado cada centavo da sua empresa.

Diante disso, ele ajuda você a entender, principalmente, como está sendo gasto o dinheiro da sua empresa, o que facilita identificar a ocorrência de fraudes, de gargalos ou de operações que estejam acontecendo e que não sejam de interesse do seu empreendimento.

Como é feito o controle do fluxo de caixa?

Para fazer o seu controle do fluxo de caixa, inicialmente, é importante revisar os seus processos, pois um aspecto importante para que as informações sejam úteis e estejam corretas é a necessidade do registro de cada centavo, independentemente do valor.

Além disso, toda sua equipe deve estar perfeitamente integrada e treinada para trabalhar da maneira correta, a fim de fazer com que, de fato, todos os registros sejam feitos de maneira adequada.

Em empresas maiores, o registro das informações já acontece de forma automática; por exemplo, ao dar entrada em uma mercadoria cujo pagamento foi feito à vista, o lançamento no caixa costuma ser feito nesse mesmo momento.

Porém, caso isso não aconteça no seu empreendimento, é importante criar uma rotina, inclusive, para fazer o registro de outras despesas ou de receitas que não estejam ligadas diretamente às suas operações, como, por exemplo, de tarifas bancárias.

Outro ponto importante é a ferramenta que você deverá utilizar para fazer os seus controles.

Atualmente, existem vários tipos de ferramentas que podem ajudar você nessa tarefa, desde o uso de planilhas, de programas simples feitos em Excel usando Visual Basics, até mesmo sistemas de automação empresarial voltados exclusivamente para farmácias.

Nesse viés, é importante que você defina quais os tipos de relatórios que serão necessários para acompanhar o seu fluxo de caixa, o volume de informações com as quais sua empresa costuma lidar, dentre outras informações, para que faça a escolha correta.

E por “escolha correta”, temos o software de gestão que dá suporte às necessidades da sua empresa por um preço que ela pode pagar.

Lembre-se que de muito pouco pode adiantar você reduzir ou optar pela solução mais barata que não vai atender de forma completa às suas necessidades, bem como adquirir um sistema completo, que costuma ser mais caro, cujas funcionalidades não serão usadas.

Por que é importante fazer o controle do fluxo de caixa diariamente?

Então, seguindo esses passos e implementado no dia a dia da sua empresa o controle do fluxo de caixa, é essencial definir responsáveis pelo seu preenchimento e pela sua conciliação, e isso deve acontecer diariamente.

Quando você realiza um acompanhamento diário do seu fluxo de caixa, não sobrecarrega seus colaboradores, além de ser muito mais fácil de corrigir erros.

Nesse contexto, além de incluir cotidianamente as informações no seu controle, faça também a conciliação diária de todas as entradas e de todas as saídas a fim de certificar-se de que os pagamentos, de fato, aconteceram.

Isso evita que sua empresa pague juros desnecessariamente, que tenha o fornecimento de mercadorias suspenso, títulos protestados, assim como contribui para controlar os níveis de inadimplência.

Como o relatório de fluxo deve ser analisado? Quais informações podem ser extraídas dele?

Outro aspecto importante sobre o seu controle do fluxo de caixa está relacionado à análise dos seus relatórios. 

Ao fazer o controle do seu fluxo de caixa, analisar em profundidade seus relatórios vai permitir que você tenha acesso a informações de grande valor, as quais permitirão que você:

  • Entenda quais os limites financeiros devem ser respeitados ao adquirir novas mercadorias ou mesmo ao parcelar suas compras junto a seus fornecedores;
  • Saiba como estabelecer sua política de preços etc.

Com a ajuda dele, você tem em mãos uma excelente ferramenta a qual ajudará sua empresa a ter mais eficiência no controle das suas finanças.

Advance: uma contabilidade especializada que vai ajudar sua empresa a ser muito mais lucrativa

Como vimos em nosso texto, o controle do fluxo de caixa da sua empresa é essencial para que você utilize seus recursos da forma correta, alinhada com o propósito da sua empresa.

Com a ajuda dele, você evita se envolver em situações indesejadas que podem contribuir para problemas financeiros, bem como tem um acompanhamento mais apropriado dos seus índices de inadimplência.

Além disso, ele permite que você consiga extrair informações valiosas, as quais vão facilitar  o entendimento dos números do seu empreendimento, desenvolvendo escolhas alinhadas com as metas do seu estabelecimento.

Nós, da Advance, somos um escritório que pode ajudar sua empresa a ter muito mais controle das suas finanças.

Contamos com uma equipe altamente qualificada para gerar relatórios que expressem a situação do seu empreendimento, para ajudar você a interpretá-las e para usá-las em decisões que tragam um retorno positivo à sua empresa.

Tenha mais detalhes sobre como isso é possível clicando no link abaixo e conversando com um de nossos especialistas.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Fluxo de caixa: entenda como fazê-lo em sua empresa
Article Name
Fluxo de caixa: entenda como fazê-lo em sua empresa
Description
Saiba o que é e como fazer um fluxo de caixa eficiente em sua empresa. Leia o artigo que preparamos e entenda.
Author
Publisher Name
Grupo Advance
Publisher Logo

Deixe um comentário