Clientes inadimplentes: maneiras de lidar com eles

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Profissional liberal, leia o artigo que preparamos e saiba como lidar com clientes inadimplentes

Informações importantes que vão ajudar você a lidar da maneira certa com clientes inadimplentes ao atuar com profissional liberal

Separamos 6 dicas que vão ajudar você a lidar com clientes inadimplentes em sua atuação.

1. Solicite a antecipação do pagamento dos serviços

Antes de tudo, você pode solicitar um depósito como garantia contra o não pagamento. 

Isso será muito mais eficaz do que pedir um pagamento adiantado, pois dá ao cliente uma opção. 

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É mais provável que eles — os clientes — lhe paguem de volta se já tiverem colocado dinheiro em cima da mesa. 

Portanto, se um cliente quiser contratar seus serviços, mas estiver hesitante em aceitar seu dinheiro, solicite um depósito antecipado.

2. Oferecer um plano de parcelamento em vez de uma taxa integral

Ao lidar com clientes inadimplentes, alguns podem querer estabelecer um plano de parcelamento se tiverem o dinheiro, mas ou não têm os meios para pagar o valor total ou lhe deram um motivo que o deixa desconfortável. 

Se você puder concordar com um plano de parcelamento, faça-o, pois ele mostra que você está sendo flexível. Se o cliente não estiver sendo razoável, porém, você deve dizer não.

3. Liderar com empatia e ser claro sobre seus limites

Se você deu um motivo ou viu um sinal que o deixa desconfortável, conduza com empatia. 

Os clientes querem saber que você se preocupa com eles e sua situação, afinal de contas você está tentando ajudá-los. 

Seja claro sobre seus limites e sobre o trabalho que você está fazendo por eles. Se o cliente não cumprir seus termos, então pelo menos você sabe que não é pessoal.

4. Dê a seus clientes opções de pagamento

Se alguém está claramente tendo dificuldades financeiras, você pode oferecer a ele um plano de pagamento. 

Certifique-se de que você tenha um acordo claro, condições e expectativas e, em seguida, deixe-os saber que você é flexível. 

Se eles não cumprirem seu plano de pagamento, então você pode cobrar uma taxa ou rescindir o acordo.

5. Oferecer um desconto para pagamento imediato

Às vezes, as pessoas só querem pagar o mais rápido possível, mas não têm o dinheiro. 

Neste caso, você pode oferecer-lhes um desconto para pagamento imediato. 

Por exemplo, você pode oferecer um desconto de 15% para pagamento em dinheiro.

Desta forma, você ainda está tendo algum lucro, e o cliente recebe uma pechincha.

6. Estabelecer um plano de pagamento

Se a pessoa realmente não tem dinheiro, não pode pagar, ou tem uma classificação de crédito ruim, considere oferecer um plano de pagamento. 

Dessa maneira, você tem certeza de receber seu dinheiro, e o cliente tem tempo para lhe pagar de volta. 

Advance: vamos ajudar você a ter uma gestão mais eficiente do seu negócio

Clientes que não querem pagar podem desenvolver uma situação difícil, mas, se você lidar com isso com tato, ainda pode receber o dinheiro que lhe é devido. 

Nesse sentido, acompanhar os números do seu negócio é uma etapa muito importante quando se trata de lidar com clientes inadimplentes.

Dito isso, vale lembrar que nós, da Advance, temos a expertise necessária para ajudar você nesta tarefa.

Com a gente, você terá suporte necessário para acompanhar, de perto, os resultados da sua empresa.

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