Tudo o que você precisa saber sobre como ser PJ

Como Ser Pj Blog - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Como ser PJ? Descubra agora!

Tenha todas as informações de que você precisa sobre como ser PJ

Nos dias de hoje, com a flexibilização das leis trabalhistas e com o aumento do empreendedorismo, trabalhar como PJ se tornou uma alternativa para profissionais de diversas áreas. Mas como ser PJ e como trabalhar como PJ?

Outro fator que impulsionou ainda mais o modelo de contratação PJ foi a carga tributária brasileira e o elevado gasto com processos trabalhistas. Muitas empresas estão buscando prestadores de serviço por conta desses detalhes.

E é aqui a hora que você entra. Quer entender um pouco mais sobre como ser PJ? Continue com a gente e solucione todas as suas dúvidas.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Conhecendo os passos de como ser PJ

Para trabalhar como PJ, primeiramente é necessário abrir uma empresa e possuir um CNPJ – número único de identificação da empresa. Vale lembrar que o CNPJ é como se fosse o CPF da empresa.

Para isso, é necessário procurar uma junta comercial ou um cartório. O CNPJ é, então, um documento fundamental e imprescindível para que uma empresa opere de acordo com a lei.

Outro ponto importante sobre como ser PJ é saber que existem algumas modalidades disponíveis para enquadrar o CNPJ. Podemos utilizar como exemplo o Empresário Individual (EI).

Nessa modalidade, todos os bens que o empreendedor possui estarão ligados ao patrimônio da empresa. Seu limite de faturamento é de 4,8 milhões de reais por ano.

Além de ser fundamental para regularizar a prestação de serviço do profissional, o CNPJ permite que sejam acompanhados os tributos e as obrigações legais junto à Receita Federal.

Muito simples o processo de como ser PJ, não? Mas saiba que mesmo que o processo pareça difícil para você, é possível consultar especialistas, como o Grupo Advance que pode te ajudar a tirar seu CNPJ.

E a previdência social? Como fica?

Agora que você já sabe o básico de como ser PJ, vamos à próxima etapa: a previdência social. Após a abertura da empresa e realizada a inscrição municipal, o PJ deve fazer o cadastro junto ao INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social.

Fazendo isso, o profissional irá garantir a benefícios como:

Licença-maternidade

A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário. O salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, 120 dias, com início 28 antes e término 91 depois do parto, podendo ser prorrogado.

Auxílio-Doença

Esse benefício é pago pelo INSS aos trabalhadores que estão, temporariamente, incapacitados de exercer suas atividades.

Aposentadoria

Para ter direito à aposentadoria, o homem precisa ter 65 anos de idade, enquanto a mulher precisa ter 60 anos. No entanto, a fim de que o PJ possa contribuir com o INSS, este deve procurar uma agência da Previdência Social.

Uma das principais diferenças do prestador de serviço com CNPJ para outros profissionais é que este irá determinar o quanto irá contribuir e será o responsável pelo pagamento da Guia da Previdência Social.

Diferenças entre PJ e MEI

Ser MEI é como ser PJ, em partes. Isso porque o MEI é uma das modalidades existentes para uma pessoa jurídica.

Nem todas as pessoas podem ser MEI, isso porque há uma legislação especial para o Microempreendedor Individual. Todo MEI é uma pessoa jurídica, mas nem toda pessoa jurídica é MEI.

Vantagens em ser PJ

Flexibilidade no horário de trabalho

Essa é uma das vantagens mais valiosas para quem trabalha como PJ. Nesse caso, o foco é no cumprimento das metas e dos projetos e também o trabalho por resultados.

Vale lembrar que o horário flexível não é uma exclusividade da modalidade PJ, mas se torna mais comum em contratos realizados entre empresas.

Trabalhe onde quiser

O profissional que trabalha como PJ não precisa estar alocado à empresa contratante. Este poderá desenvolver suas atividades em diversos lugares, por exemplo, sua casa, em coworkings, cafés, de outras cidades ou países.

No entanto, é importante verificar as cláusulas previstas no contrato entre as empresas envolvidas.

Preste serviços para outras empresas

Nenhuma outra modalidade concede tanta liberdade para o prestador de serviço como ser PJ. Com a flexibilidade de horário e a autonomia para trabalhar remoto, o profissional pode ter uma grande carteira de clientes.

Desse modo, o prestador de serviço pode aumentar sua rentabilidade e encontrar, mais facilmente, sua independência financeira.

Negocie diretamente com quem te contrata

Realizando o contrato diretamente com a empresa que o contrata, o profissional também negocia tudo que deverá ser colocado junto ao contrato, por exemplo, seu pagamento, considerando o custo por hora ou entrega.

Vale lembrar que o processo pode e deve ser assessorado pelo contador. Aliás, é o contador o profissional que indicará qual é o melhor regime tributário para o profissional. 

Depois que o profissional estiver com o CNPJ em mãos, o próximo passo a ser feito é o preenchimento do formulário, junto a Prefeitura de sua cidade, para que seja efetuada a inscrição municipal.

Esse é o momento onde é realizado o cadastro para que o profissional emita a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, no caso, a NFS-e. Esse documento registra a prestação de serviço e é utilizado para o recolhimento de impostos do profissional.

Outro ponto importante, que deve ser ressaltado é que a não utilização da Nota Fiscal Eletrônica é considerada sonegação e pode acarretar sérios problemas, tanto para a empresa que fez a contratação do profissional como também para o próprio prestador de serviços.

Agora que já sabe todos os detalhes sobre como ser PJ, se prepare para esse processo e lembre-se de consultar uma assessoria contábil competente.

Conte com a expertise do Grupo Advance!

Por fim, não é demais lembrar que a empresa certa para te ajudar tirar todas as dúvidas e auxiliar em qualquer processo de como ser PJ é o Grupo Advance

Afinal, somos especialistas em abertura de empresas e nas áreas contábil e fiscal. Desse modo, podemos prestar todo o suporte necessário para que você se torne um PJ de forma segura e descomplicada.

Entre em contato agora mesmo e conte com os nossos serviços especializados!

CLIQUE AQUI PARA SE TORNAR PJ SEM COMPLICAÇÕES!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Gestão de comissão: Aprenda como aumentar seus lucros

Gestão de Comissão: Os principais segredos revelados Descubra como otimizar a gestão de comissão e maximizar sua rentabilidade. A gestão de comissões é um dos pilares para o sucesso de representantes comerciais.  No entanto, apesar de sua importância crítica, muitos

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Faça a sua!

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Como fazer a sua! Veja como a calculadora gestacional para profissionais da saúde é importante e aprenda como fazer uma personalizada. Na área da saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal, a precisão e a eficiência

Gestão financeira empresarial para representantes comerciais!

Maximizando retornos: domine a gestão financeira empresarial como representante comercial Descubra estratégias essenciais para investir com inteligência e garantir o crescimento sustentável no mercado competitivo. A gestão financeira empresarial é um pilar essencial para o sucesso em um mercado competitivo. 

Contabilidade para Advogados: Não tenha problemas fiscais!

Proteja seu escritório com a contabilidade para advogados Descubra como você, advogado, pode salvar seu escritório de problemas fiscais. Saiba como a contabilidade para advogados é vital para sua segurança! Quando se pensa no funcionamento de um escritório de advocacia,

Recomendado só para você
Conheça agora todos os documentos necessários para fazer uma troca…
Cresta Posts Box by CP
6.psd (1) - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade