Contabilidade em São Paulo: como funciona e qual escolher?

Contabilidade em São Paulo: como funciona e qual escolher?

Entenda como funciona e como escolher uma contabilidade em São Paulo

Você está procurando uma contabilidade em São Paulo? Leia o artigo que preparamos, entenda como um escritório funciona e como escolher a sua!

Empresário ou gestor, você está buscando uma contabilidade em São Paulo, mas ainda está meio perdido sobre o funcionamento de um escritório, sobre as atribuições desse profissional ou mesmo sobre o que levar em consideração ao escolher um contador para sua empresa?

Parabéns! Por sorte ou por acaso do destino, você está no lugar certo! 

No artigo que preparamos, vamos conversar sobre esses e sobre outros pontos que vão ajudar você a escolher de acordo com as necessidades da sua empresa.

Então, fique com a gente até o final, saiba como escolher uma contabilidade em São Paulo e faça uma ótima leitura!

O que faz um contador?

As Ciências Contábeis são uma área do conhecimento que estuda o patrimônio de uma entidade.

Nesse contexto, essa é a formação de um contador, logo tal profissional vai focar seus esforços em buscar compreender os bens, os direitos e as obrigações da empresa, bem como se empenhará para fornecer soluções que contribuam para que ela possa se desenvolver e prosperar.

Nesse momento, uma dúvida comum que chega na mente de muitos gestores está em entender como o cálculo de impostos, de folha de pagamento e o envio de declarações entram em toda essa história.

O que acontece é que atender à burocracia é uma parte fundamental para que sua empresa possa continuar suas atividades e, devido à complexidade com a qual ela afeta as empresas no Brasil, a maioria dos contadores acaba focando apenas essa área, bem como a maior demanda das empresas no trabalho desse profissional está em lidar com essas questões.

Porém, você precisa saber que a atuação dele vai muito além, pois também é papel do contador entender o contexto do negócio de maneira geral e dar apoio à gestão em seu processo de tomada de decisões, mas, sobre isso, falaremos em um tópico específico.

Como uma contabilidade em São Paulo costuma funcionar?

Nem sempre um negócio vai precisar de um contador exclusivo para si, o que acaba fazendo com que um determinado profissional possa atender a várias empresas diferentes, por meio de um escritório.

Ainda, para uma melhor organização de suas atividades, geralmente ele é estruturado em departamentos diferentes, os quais vão lidar com questões específicas, e isso inclui uma contabilidade em São Paulo, a saber:

Setor fiscal

Lida com os aspectos tributários que sua empresa deverá cumprir, como, por exemplo:

  • Cálculo de tributos;
  • Envio de demonstrativos;
  • Escrituração de livros fiscais (entradas, saídas, serviços tomados, prestados etc.);
  • Resolução de pendências da empresa junto ao fisco (ou suporte nesse assunto) etc.

A ajuda dele é essencial para fazer com que seu empreendimento não tenha que pagar multas e juros pelo não cumprimento de obrigações junto ao fisco.

Setor pessoal

Esse departamento lida com o cálculo da folha de pagamento da sua empresa, dá suporte à contratação, lida com a atualização de carteira, com a demissão e com o cumprimento das exigências relacionadas ao Direito do Trabalho e Previdenciário.

Setor contábil

Por meio desse setor, você tem acesso aos relatórios contábeis do seu empreendimento, como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstrativo do Fluxo de Caixa etc.

Eles são elaborados a partir da classificação de toda movimentação da sua empresa em contas específicas, presentes em um plano de contas estruturado de acordo com as características do seu negócio.

Setor societário

Também chamado de departamento societário ou de departamento de regularização de empresas, ele auxilia seu empreendimento a estar inscrito nos diferentes órgãos aos quais está obrigado, ajuda nos processos de abertura, de alteração contratual e de encerramento da sua empresa, dentre outros aspectos.

Lembrando que esses são os setores mais comuns; dependendo do escritório, poderá ter apenas alguns deles, bem como outros, como o jurídico, o comercial etc.

Por que ele é importante para o desenvolvimento da sua empresa?

Já percebemos que uma contabilidade em São Paulo ajudará sua empresa a lidar com a burocracia, mas o trabalho do contador vai muito além, pois ele tem a expertise necessária para ajudar o seu empreendimento a ser mais rentável e lucrativo.

Por exemplo, por meio do planejamento tributário, ele pode ajudar na escolha do regime que representa menores desembolsos. A contabilidade consultiva fornece à sua gestão suporte para interpretar os números presentes em seus relatórios e para usá-los em prol do seu crescimento etc.

Então, a gente pode perceber que esse profissional é essencial para que sua organização possa progredir e para que você possa, como gestor, fazer escolhas que tenham impacto positivo no dia a dia do seu negócio.

O que considerar ao escolher uma contabilidade em São Paulo?

Ao escolher uma contabilidade em São Paulo, existem alguns aspectos que devem ser considerados.

O primeiro deles é o custo dos honorários, já que é importante que você faça investimentos respeitando as limitações do caixa da sua empresa. Isso evita que você enfrente problemas futuros até mesmo com a contabilidade contratada, ao não ter recursos para honrar suas dívidas.

Também é necessário que você pontue quais as principais necessidades do seu empreendimento, evitando que contrate um serviço que esteja além ou aquém do que seu negócio realmente precisa.

Outra dica importante é escolher uma contabilidade em São Paulo especializada no ramo de atividade que você atua, isso porque, possivelmente, o profissional contratado poderá encontrar com mais facilidade soluções de que a sua empresa precise no decorrer da prestação de serviços.

Considere a facilidade de acessar informações provenientes do escritório, lembre-se de que sua empresa poderá precisar de alguma informação sobre a escrituração de uma nota fiscal, em alguns casos com o cliente aguardando atendimento, contato facilitado e respostas ágeis da sua contabilidade poderão repercutir nos processos da sua empresa.

Ao buscar uma contabilidade em São Paulo, verifique quais as tecnologias o escritório utiliza e como elas vão tornar o seu dia a dia mais fácil.

Advance: uma contabilidade que nasceu para levar soluções que facilitem o dia a dia da sua empresa

Como vimos em nosso texto, ajudar sua empresa a lidar com a burocracia é uma tarefa do contador, mas o trabalho desse profissional não se limita a essa atividade, já que possui o conhecimento para ajudar a entender o cenário do seu empreendimento e para auxiliar sua gestão a tomar decisões acertadas.

Ainda, o escritório contábil costuma ser departamentalizado para que possa ter mais organização ao realizar suas atividades.

Ao escolher uma contabilidade em São Paulo, os custos dos honorários não devem ser o único critério a considerar.

Nesse viés, é importante que você entenda que nós, da Advance, temos a expertise necessária para ajudar no progresso de seu estabelecimento.

Somos uma contabilidade em São Paulo que possui uma equipe altamente qualificada, preparada para dar o suporte necessário para que a administração da sua empresa seja muito mais simples.

Entre agora mesmo em contato com a gente, converse com um de nossos especialistas e conheça detalhes sobre as vantagens de contar com o nosso apoio.

CONTRATE AGORA UMA CONTABILIDADE COM UM TIME DE PROFISSIONAIS EXTREMAMENTE QUALIFICADOS!

Summary
Article Name
Contabilidade em São Paulo: como funciona e qual escolher?
Description
Entenda como funciona e como escolher uma contabilidade em São Paulo Leia nosso artigo e confira informações importantes.
Author
Publisher Name
Advance Assessoria Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário