7 tributos federais que a sua empresa precisa se preocupar em pagar

ConheÇa 7 Tributos Federais Blog - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Conheça 7 tributos federais com que sua empresa precisa lidar

Conheça os principais tributos federais aos quais sua empresa precisa se atentar

Ser empresário envolve muito mais do que oferecer seus bens ou serviços e ganhar dinheiro. É necessário levar em consideração todas as obrigatoriedades para se manter conforme a lei, por isso é preciso conhecer todos os tributos que sua empresa precisa se preocupar em pagar. 

Por isso, é importante conhecer os tributos federais e entender como eles funcionam, pois ainda mais, são obrigações que toda empresa deve cumprir. 

Neste artigo, falaremos sobre os principais tributos federais, quais são eles e o que sua empresa precisa saber para pagar adequadamente. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Confira também o seguinte artigo:

gerenciar o dinheiro saiba como fazer de forma eficiente

Como funciona a tributação brasileira?

Ter um empreendimento no Brasil pode ser uma tarefa intimidadora devido aos pesados impostos que têm que ser pagos. Isto inclui impostos federais, estaduais e municipais, que têm crescido nos últimos anos devido a várias causas sociais e políticas.

Um dos passos mais importantes para a tributação de uma empresa é decidir sobre o sistema tributário (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido). Isto determinará os tipos e a quantidade de impostos que precisam ser remetidos do CNPJ da empresa. 

Os impostos federais representam a maior parcela da arrecadação de impostos, sendo utilizados para diversos fins, tais como previdência social, educação, saúde e manutenção da infra-estrutura do país. 

A seguir, estão 7 impostos federais no Brasil.

Tributos federais que sua empresa precisa pagar

1- Imposto de Renda 

O Imposto de Renda é uma das principais obrigações tributárias para as empresas e é recorrentemente o tributo mais caro. Ele é cobrado sobre os ganhos antes dos custos e despesas, pois é considerado um imposto sobre a renda líquida da empresa. Além disso, esse imposto varia conforme a categoria da empresa.

2- FGTS

As empresas são responsáveis pela dedução de 8% do salário do empregado e pelo depósito deste dinheiro em uma conta especial do trabalhador na Caixa Econômica Federal, conhecida como FGTS. 

Este fundo pode ser retirado por diversas razões, tais como ao comprar uma casa, lidar com graves problemas de saúde, aposentadoria entre outras situações.

3- Contribuição Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Outra obrigação tributária é a Contribuição ao INSS, cobrada mensalmente. Este pagamento é direcionado ao Instituto Nacional de Seguridade Social, que faz parte do sistema de Previdência Social.

O imposto é usado para financiar os benefícios previdenciários dos trabalhadores. 

4- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

A CSLL é um imposto cobrado sobre os lucros líquidos da empresa. É cobrada todos os anos no ano-calendário.

Este tributo é uma fonte significativa de arrecadação para o governo brasileiro, abrangendo praticamente todas as empresas. Esta taxa é obrigatória para financiar a Previdência Social.

5- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

As empresas que importam, fabricam ou processam produtos no país devem pagar a taxa IPI, pois ela está incluída no custo dos itens trazidos do exterior, os produzidos no país ou aqueles que passaram por processos industriais.

É cobrado de acordo com o tipo de produto e o regime tributário, e o valor a ser pago é determinado pela Receita Federal. 

6- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

As empresas que não estão registradas no Simples Nacional são legalmente obrigadas a fazer os pagamentos da COFINS, impostos que apoiam serviços sociais como Previdência Social e assistência médica. 

7- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

O IOF é um imposto cobrado sobre operações financeiras, como empréstimos, câmbio, emissão de cheques, etc. É cobrado pelo Banco Central do Brasil, o montante a ser pago é determinado com base na natureza da operação.

Veja também:

alteração do regime de tributação quando vale a pena

Conte com o apoio Advance Contabilidade na gestão do seu setor tributário

Gerenciar inúmeros impostos e selecionar o sistema fiscal correto para uma empresa é complicado. Portanto, é essencial compreender os impostos para fazer escolhas judiciosas para o sucesso da empresa.

Se você tiver dúvidas, entre em contato com especialistas e obtenha toda a ajuda necessária para cumprir corretamente com todas as suas obrigações tributárias.

Aqui, na Advance Contabilidade, você tem os melhores serviços de Gestão Fiscal e Tributária para não ter que se preocupar com essa questão e focar o sucesso da sua empresa.

PRESSIONE AQUI E OTIMIZE SUA GESTÃO TRIBUTÁRIA

Summary
 7 tributos federais que a sua empresa precisa se preocupar em pagar
Article Name
7 tributos federais que a sua empresa precisa se preocupar em pagar
Description
Conheça 7 tributos federais com que sua empresa precisa lidar. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro!
Author
Publisher Name
GRUPO ADVANCED SERVICOS
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Gestão de comissão: Aprenda como aumentar seus lucros

Gestão de Comissão: Os principais segredos revelados Descubra como otimizar a gestão de comissão e maximizar sua rentabilidade. A gestão de comissões é um dos pilares para o sucesso de representantes comerciais.  No entanto, apesar de sua importância crítica, muitos

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Faça a sua!

Calculadora gestacional para profissionais da saúde: Como fazer a sua! Veja como a calculadora gestacional para profissionais da saúde é importante e aprenda como fazer uma personalizada. Na área da saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal, a precisão e a eficiência

Gestão financeira empresarial para representantes comerciais!

Maximizando retornos: domine a gestão financeira empresarial como representante comercial Descubra estratégias essenciais para investir com inteligência e garantir o crescimento sustentável no mercado competitivo. A gestão financeira empresarial é um pilar essencial para o sucesso em um mercado competitivo. 

Contabilidade para Advogados: Não tenha problemas fiscais!

Proteja seu escritório com a contabilidade para advogados Descubra como você, advogado, pode salvar seu escritório de problemas fiscais. Saiba como a contabilidade para advogados é vital para sua segurança! Quando se pensa no funcionamento de um escritório de advocacia,

Recomendado só para você
Confira 5 passos para um Planejamento Financeiro empresarial Saiba agora…
Cresta Posts Box by CP
6.psd (1) - Advance Soluções Empresariais e Contabilidade