Como Registrar Uma Empresa No Brasil: Confira as Etapas
Registrar uma empresa no Brasil seguindo cada etapa corretamente, pode evitar problemas futuros!
Registrar uma empresa no Brasil pode ser o grande objetivo de muitos empreendedores que desejam ser donos de seus próprios negócios. Este procedimento é o primeiro passo para o estabelecimento de uma operação empresarial legal e segura. Se você tem o desejo de empreender no Brasil, este post é para você!
Vamos enumerar os passos indispensáveis para se registrar uma uma empresa no Brasil e proporcionar algumas dicas que lhe auxiliem no processo, não esquecendo nenhum detalhe.
Vamos lá? Confira!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Advance pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
#1 Etapa para se Registrar uma Empresa no Brasil – O Contrato Social
O contrato social é a assinatura de nascimento do seu negócio. É com a sua elaboração que os sócios definem as suas respectivas participações na empresa. Adicionalmente, o contrato social declara as atividades que a empresa exercerá, o seu setor de atuação, o propósito da empresa e os interesses das partes.
É primordial que se preste atenção ao redigir o contrato social, pois ele estabelece o que a empresa pode ou não pode fazer, dependendo do ramo de atividade, que pode ser o comércio, a indústria ou os serviços. Por esse motivo, é altamente recomendável a contratação de um contador para que não ocorram equívocos e assim evitar-se atrasos na hora de registrar uma empresa no Brasil, que é o seu grande sonho, e a consequente demora na sua abertura.
#2 Etapa para se Registrar uma Empresa no Brasil – Consulte a disponibilidade do nome e reserve-o imediatamente!
Depois de finalizar o acordo de constituição ou contrato social, você, como empreendedor, precisa verificar se o nome e o objeto social da empresa estão livres.
É possível conferir se o seu tipo de negócio está apto para aderir ao Simples Nacional, que pode ser vantajoso no que diz respeito à diminuição das alíquotas das leis trabalhistas.
#3 Etapa – Chegou a Hora de Registrar sua Empresa no Brasil
Para se registrar uma empresa no Brasil e formalizar sua atuação legalmente, reúna seu contrato social e documentos pessoais, e dirija-se ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas ou Junta Comercial. É nesses órgãos que você também poderá verificar a existência de empresas com o mesmo nome que o escolhido para sua empresa. Já é possível realizar esse tipo de serviços de maneira on-line, em alguns estados.
Após a comprovação de que todos os requisitos necessários foram cumpridos, o arquivamento do ato constitutivo da empresa poderá ser realizado.
Os órgãos de reguladores irão requerer documentos para a formalização do processo de registro da empresa?
Será necessário providenciar cópias autenticadas de documentos do titular ou dos sócios, como o RG e o CPF. Além disso, é necessário a entrega de um requerimento padrão (capa da junta comercial) e da FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, ambos em uma única via. Por fim, ainda deverá ser realizado o pagamento de taxas através de DARF. O trabalho de uma empresa de assessoria contábil, como o Grupo Advance, é essencial neste processo.
É preciso ter CNPJ para se registrar uma empresa no Brasil?
Ao se registrar a empresa no Brasil, surge a necessidade de obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Para cumprir com essa tarefa, é necessário acessar o site da Receita Federal, e, posteriormente, visitar a prefeitura da cidade para adquirir o Alvará de Funcionamento.
Para realizar essa tarefa, você deverá preencher um formulário específico da prefeitura, além disso, terá que obter uma consulta prévia de endereço certificada, assim como a cópia do CNPJ, do contrato social e um laudo emitido pelos órgãos de fiscalização, quando necessário.
Uma vez que você tenha o seu CNPJ, é importante se inscrever na Secretaria da Fazenda. Na maioria dos estados é possível fazê-lo on-line ou de forma instantânea.
Parabéns, você conseguiu registrar uma empresa no Brasil. E agora?
Agora que você conseguiu registrar uma empresa no Brasil, acreditamos que esteja ciente de que o empreendedorismo exige grande atenção em diversos pontos, não é mesmo? Por isso, enfatizamos que é fundamental que, você, como empresário considere cuidadosamente os aspectos burocráticos e estratégicos que envolvem a sua empresa, além de possuir familiaridade com os tópicos de gestão, finanças, legislação tributária e também com os direitos trabalhistas relacionados à sua área de atuação.
Sendo assim, é essencial para você, quem está abrindo uma pequena ou média empresa, que contrate um contador ou uma contabilidade especializada no seu tipo de negócio. Recomendamos fazer isso antes mesmo de elaborar o Contrato Social para ter mais tranquilidade na hora de abrir sua empresa de modo legal.
Os empreendedores e empresários no Brasil estão sujeitos a um mar de desafios, não é mesmo? Por isso, é essencial contar com parceiros qualificados e ter domínio sobre os vários setores do negócio. Possuir uma boa empresa de contabilidade parceira pode tornar possível reduzir os impostos de maneira legal e produzir relatórios que aceleram o processo de tomada de decisão e o caminho para o êxito.
Conte com a Advance Soluções Empresariais e Contabilidade
Se você pretende registrar uma empresa no Brasil, podemos te ajudar. Somos especialistas em abertura de empresas em São Paulo e no Brasil. Venha tomar um café conosco e vamos falar sobre como você pode se tornar um empresário (a) de muito sucesso!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!